Cuiabá, domingo, 28/04/2024
09:24:23
informe o texto

Notícias / Política

18/10/2022 às 11:16

Diego deve apresentar relatório paralelo ao de Marcrean na CPI das Águas Cuiabá

Segundo o parlamentar, não dá para entender como o relator da CPI diz que a concessionária cumpriu com todos os requisitos se foi constatado em perícia científica que as obras foram mal realizadas

Paulo Henrique Fanaia

Diego deve apresentar relatório paralelo ao de Marcrean na CPI das Águas Cuiabá

Foto: Reprodução Agora na Conti

O vereador de Cuiabá Diego Guimarães (Republicanos) deve apresentar um relatório paralelo na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as obras realizadas pela concessionária Águas Cuiabá pelas ruas da Capital. Diego garante que, se o relator oficial da CPI, o vereador Marcrean Santos (PP), apresentar um relatório que seja benéfico e tendencioso para a concessionária, ele irá apresentar outro em seguida.
 
“Caso o Marcrean apresente um relatório pífio e tendente a beneficiar a empresa, pode ter certeza que vamos apresentar um relatório paralelo”, a declaração foi dada na noite dessa segunda-feira (17) durante entrevista concedida ao programa Agora na Conti.
 
Todo esse imbróglio começou logo que Diego Guimarães, que é presidente da CPI da Águas Cuiabá, se licenciou da Câmara de Vereadores em setembro deste ano para cuidar da sua campanha à deputado estadual. Desta forma, Marcrean que é relator da Comissão e base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), aproveitou a situação para produzir um relatório que possivelmente irá beneficiar a concessionária.
 
Em entrevista concedida ao Leiagora no dia 13 de setembro, Marcrean disse que o relatório seria apresentado em até 30 dias e que “todos os objetos que foram falados em relação a Águas Cuiabá, o que o ex-presidente tinha detalhado, o que estava nos altos do processo, ele foi ouvido, as pessoas foram ouvidas, todo mundo aqui. Então, hoje eu já não tenho mais dúvida de que o objeto da CPI, o que deu a abertura a CPI já foi concluso. A questão dos buracos, dos cortes da cidade, da qualidade do material que tava sendo colocado e de outros temas, já foi exaurido”, disse Marcrean à época da entrevista.
 
Diego, que é oposição à gestão Emanuel Pinheiro, diz que não consegue entender como o colega de parlamento e relator da CPI fala que a Águas Cuiabá cumpriu todos os requisitos, haja vista que a má qualidade das obras pode ser verificada por qualquer cidadão e foi constatada até mesmo por perícia feita durante os trabalhos da Comissão.
 
“Foi feita a coleta de seis amostras de uma empresa especializada em obras publicas para ver a qualidade do material utilizado. As seis amostras foram reprovadas, mas não foi reprovado por pouco. Se a média era 9,5, que é aproximadamente o percentual de compactação que se aceita, a Águas Cuiabá ganhou 6; 6,5; 7. Muito abaixo, o que surpreendeu até mesmo os técnicos a má qualidade das obras feitas”, disse Diego.
 
O vereador ainda garantiu que todo o trabalho da CPI não irá ficar apenas em um relatório final. Segundo ele, uma representação junto ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) foi realizada para notificar a prefeitura de Cuiabá e a Concessionária em virtude do não cumprimento das cláusulas contratuais.
 
“O Marcrean talvez não saiba, mas já há uma representação feita por mim ao TCE por não cumprimento do contrato. A Águas Cuiabá não cumpre os critérios de qualidade das obras, mas ela está cobrando 90% de taxa de esgoto da população”, finaliza o parlamentar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet