Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:56:34
informe o texto

Notícias / Judiciário

23/10/2022 às 19:50

Presidente do TJ critica declarações de Roberto Jefferson e diz que reflete ‘cultura machista’

A magistrada emitiu nota na noite deste domingo, mas não comentou o ataque do ex-deputado à Polícia Federal que jogou granada contra agentes

Alline Marques

Presidente do TJ critica declarações de Roberto Jefferson e diz que reflete ‘cultura machista’

Foto: Otmar Oliveira / TJMT

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Helena Gargaglione Póvoas, emitiu nota de repúdio às declarações do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que xingou a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia. Apesar de durante todo o dia o ex-parlamentar ter ocupado as manchetes por ter atirado contra a Polícia Federal, a nota emitida pela magistrada, publicada na noite deste domingo (23), não trata do assunto. 

Por outro lado, a desembargadora destaca a "cultura machista" em que críticas às mulheres acabam gerando ofensas de gêneros. "Ainda assim, sua defesa se faz necessária, visto que as ofensas à ministra atingem todas as mulheres brasileiras, na medida em que refletem a cultura machista deste país, onde a crítica ao exercício profissional de uma mulher ultrapassa as barreiras da civilidade e chega à barbárie de ofendê-la em razão de seu gênero", diz trecho da nota. 


A magistrada ressalta ainda que as ofensas à ministra afetam todas as mulheres e considera como um comportamento inaceitável, principalmente, por ser um ex-deputado que já representou a sociedade. 


Confira a íntegra da nota

O Poder Judiciário de Mato Grosso manifesta total repúdio às declarações do ex-deputado federal Roberto Jefferson que, inconformado com uma decisão judicial, atacou de forma vil e com palavras de baixo calão a honra da ministra do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, Carmem Lúcia Antunes Rocha. 
 
A jurista, professora e magistrada Carmem Lúcia tem uma ilibada história profissional, cuja reputação a credencia para pairar acima de ataques chulos como o engendrado pelo ex-deputado. Ainda assim, sua defesa se faz necessária, visto que as ofensas à ministra atingem todas as mulheres brasileiras, na medida em que refletem a cultura machista deste país, onde a crítica ao exercício profissional de uma mulher ultrapassa as barreiras da civilidade e chega à barbárie de ofendê-la em razão de seu gênero. 
 
Não se admite, em nenhuma hipótese, comportamentos como este, ainda mais vindo de um advogado e ex-deputado, que chegou a representar o interesse dos cidadãos brasileiros no Congresso Nacional.
 
Maria Helena Gargaglione Póvoas
Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet