Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
01:15:01
informe o texto

Notícias / Política

28/10/2022 às 08:24

Vereador acusa HCan de não prestar atendimentos e errar em cobrar repasse da prefeitura

Além disso, disse que a SMS vai apresentar um posicionamento ainda nesta sexta-feira

Da Redação - Eloany Nascimento / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Vereador acusa HCan de não prestar atendimentos e errar em cobrar repasse da prefeitura

Foto: Paulo Henrique Fanaia/Leiagora

O vereador Adevair Cabral (PTB) acusou o Hospital de Câncer de Mato Grosso de estar errado em cobrar o repasse do montante cobrado no valor de R$ 37.260.554,95 por falta de atendimento e querer receber sem prestar o serviço. O pronunciamento foi feito à imprensa nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal de Cuiabá.

De acordo com o parlamentar, que é líder do prefeito na Câmara, alguns atendimentos pararam e por causa disso o repasse ao HCan parou de ser encaminhado.

“O Hospital finalizou alguns atendimentos e ficou um período sem prestar assistência à população e por causa disso a Secretaria Municipal de Saúde decidiu que não iria pagar sem o serviço, ficando nessa situação atual. Agora o processo está na justiça e todos os meses é bloqueado um valor para poder pagar parte do montante”, disse.

Em setembro o HCan realizou uma coletiva de imprensa para falar sobre os mais de R$ 37 milhões que a prefeitura de Cuiabá não repassou, em contrapartida a Secretaria Municipal de Saúde não reconheceu o montante e afirmou que os valores reconhecidos constam na proposta de quitação dos débitos, mas não informou qual seria esse valor.

Sem esclarecimentos por parte da SMS, a pasta foi notificada duas vezes pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso para prestar informações sobre o atraso do repasse ao HCan. A última solicitação foi encaminhada na segunda-feira (24) e estabelecia o prazo de cinco dias úteis para dar um posicionamento e responder quais providências estão sendo adotadas e se há uma proposta para a quitação dos débitos.

Segundo o vereador, o Hcan é o único que está tendo esse problema, mas que a situação já está judicializada, será resolvida e que outras instituições filantrópicas mesmo com atraso têm recebido os repasses. Além disso, disse que a SMS vai apresentar um posicionamento ainda nesta sexta-feira (28). “A secretária Suellen vai trazer as devidas respostas dentro do combinado e prazo e amanhã será entregue a resposta”, garantiu.

Na semana passada o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), alegou que a instituição não produz o que cobra. “Primeiro, eu quero que produza! Prove e será auditado e fiscalizado. Se produziu, vai receber o recurso, se não produziu, não vai receber o recurso”, rebateu.

O Leiagora procurou a assessoria do Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan) que informou que não iria mais se posicionar diante das acusações e que vai aguardar a justiça.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet