Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:26:13
informe o texto

Notícias / Política

16/12/2022 às 14:49

Governo entrega substitutivo de Taxa da Mineração, mas projeto pode mudar a pedido de ex-ministro

Raul Jungmann se reuniu com Mauro Carvalho e pediu modulação com taxa cobrada em Tocantins

Da Redação - Jardel P. Arruda/ Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Governo entrega substitutivo de Taxa da Mineração, mas projeto pode mudar a pedido de ex-ministro

Foto: Denio Simões/Valor

Equipe técnica do governo de Mato Grosso entregou ao deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União), líder do governo da Assembleia Legislativa, um substitutivo integral ao projeto de lei 955/2022, que institui uma taxa estadual sobre a mineração, com várias alterações nos valores, com objetivo de corrigir cobranças irreais, na manhã desta sexta-feira (16).

Contudo, existe a possibilidade de uma nova alteração ser feita para que a taxa cobrada em Mato Grosso seja igual a de Tocantins, a pedido do ex-ministro de Desenvolvimento Agrário Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), e de Gustavo Oliveira, presidente da Federação das Indústrias de MT. 

“O estado precisa de recursos e o setor está disposto a pagar, mas que isso tenha uma razoabilidade. Que não seja, por exemplo, algo além do teto. O que a gente considera como teto? Tocantins cobra o máximo entre todos os estados. Que Mato Grosso cobre pelo teto”, explicou Jungmann, ao Leiagora.

Ele, Gustavo e Dilmar estiveram reunidos com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para debater o assunto, no Palácio Paiaguás. Ainda não houve uma decisão final sobre o assunto, mas o secretário fez o compromisso de dialogar com o governador Mauro Mendes (União) sobre o tema. 

Enquanto isso, Dilmar vai dialogar com os deputados estaduais sobre o assunto. A votação do pl 955/22 está prevista para manhã de segunda-feira (19).

“Me entregaram hoje um novo substitutivo e tivemos mais uma conversa com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, com Raul Jungmann, presidente da Ibram, para ver com o secretário-chefe da Casa Civil, qual a possibilidade de calibrar, pelo menos no primeiro ano, com os estados vizinhos. O secretário-chefe da Casa Civil vai conversar com o governador e eu com os deputados da Assembleia Legislativa”, disse Dilmar na saída da reunião.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet