Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
06:44:48
informe o texto

Notícias / Política

30/12/2022 às 17:25

Marcrean afirma que Câmara ficará de alerta para reuniões de emergência por conta de intervenção

Legislativo da Capital entrou em recesso no dia em que foi determinada a intervenção estadual na saúde

Da Redação - Jardel P. Arruda/ Da Reportagem Local - Eloany Nascimento

Marcrean afirma que Câmara ficará de alerta para reuniões de emergência por conta de intervenção

Foto: Câmara de Cuiabá

O vereador Marcrean Santos (PP) afirmou que, apesar da Câmara Municipal ter entrado em recesso na quarta-feira (28), os vereadores estarão em alerta para qualquer necessidade de reunião emergencial em decorrência da intervenção estadual na saúde de Cuiabá. Ele também irá cobrar o planejamento das ações do interventor, o procurador Hugo Martins.

“Ele (Hugo Martins) vai precisar dessa Casa para aprovar os critérios que o novo secretário vai trabalhar na pasta. Vamos requisitar do secretário um planejamento em um tempo rápido. Essa Casa vai ficar sob alerta para a qualquer momento a gente estar se reunindo e debatendo alguma pauta emergencial do Executivo”, afirmou Marcrean, vereador da base da gestão Emanuel Pinheiro (MDB).

A intervenção

A intervenção foi determinada pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que atendeu pedido feito pelo procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges.

Na decisão, que contém 38 páginas, o desembargador explica que analisou o pedido mesmo no período de recesso forense “em razão da relevância e urgência da demanda em questão, haja vista a degradante e calamitosa realidade experimentada pela saúde pública municipal”.

No dia seguinte, o governador Mauro Mendes (União) nomeou o procurador do Estado Hugo Felipe Lima como interventor, que como um dos primeiros atos determinou a exoneração da secretária de Saúde secretária Suellen Daniellen, a qual já havia pedido para deixar o cargo, e também o secretário anunciado Guilherme Salomão, o qual respondia como adjunto da atenção terciária.

Hugo Felipe também determinou a exoneração do diretor-geral da Empresa Cuiabá de Saúde Pública (ECSP), Paulo Rós; e ainda de de Gilmar de Souza Cardozo, Secretário Adjunto de Gestão; Alan Borges e Silva, Diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá; Flávia Guimarães Dias Duarte, Secretária Adjunta de Atenção Primária; Altayr Paixão dos Santos, Secretário Adjunto de Atenção Secundária; Orivaldo Júlio Alves, Coordenador Técnico de Logística e Suprimentos; Noeli Cichoski da Silva, Gerente de Urgência e Emergência CTR/SMS; e Paulo Sérgio Barbosa, Diretor Geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet