Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:11:25
informe o texto

Notícias / Política

26/01/2023 às 15:44

Medeiros propõe criação de comissão de acompanhamento à situação do povo Yanomani

Parlamentar quer impedir responsabilização da gestão passada e criação de narrativas

Jardel P. Arruda

Medeiros propõe criação de comissão de acompanhamento à situação do povo Yanomani

Foto: Assessoria

O deputado federal José Medeiros (PL) propôs a criação de uma comissão externa da Câmara Federal para acompanhar a situação de calamidade sanitária enfrentada pelos povos indígenas Yanomami em Roraima. O objetivo é colaborar com uma solução, bem como impedir que o governo federal responsabilize a gestão passada e use as circunstâncias  para decretar medidas de exceção.

 

“A Câmara dos Deputados precisa acompanhar de perto a crise humanitária na reserva Yanomami. Seja para requerer ou tomar ciência das medidas urgentes à saúde e alimentação das populações indígenas em situação de emergência, seja para fiscalizar os atos do Poder Executivo, uma das missões primárias do Parlamento, ou mesmo para apurar responsabilidades que vêm sendo indevidamente colocadas em governos anteriores para criar uma narrativa de tirar a responsabilidade da atual gestão”, argumenta Medeiros em requerimento enviado à Mesa Diretora da Câmara.

 

“Criar crises e estado de exceção para atuar sem amarras legais ou com base em intervenções como decretado no Distrito Federal, em que pese a inação proposital do governo para gerar a própria crise, como noticiado pela ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e órgãos públicos”, completa.

 

O parlamentar alega que é necessário levar soluções efetivas para os povos indígenas Yanomami e evitar que o governo federal deturpe a real crise existente com vistas a manipular a opinião pública, para tomar posteriores medidas de exceção que ampliem seu poder e diminuam as limitações legais na sua atuação. 

 

“É fundamental e dever da Câmara Federal criar a comissão externa. Precisamos de medidas emergenciais, mas também políticas públicas eficientes”, defende.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Alexandre 26/01/2023 às 00:00

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo. Obrigado.

 
Sitevip Internet