Cuiabá, domingo, 28/04/2024
06:04:05
informe o texto

Notícias / Política

22/02/2023 às 11:31

Vereadora afirma que falta de transparência dificulta fiscalização

Edna avalia que falta clareza nas peças orçamentárias de Cuiabá

Leiagora

Vereadora afirma que falta de transparência dificulta fiscalização

Foto: Da Assessoria

A vereadora Edna Sampaio (PT) avalia que falta transparência da Prefeitura na apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA), do Planejamento Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), impede a Câmara de Vereadores de saber onde serão aplicadas as verbas públicas. Com isso, os parlamentares ficariam impedidos de fiscalizar a aplicação do recurso público.

“Se você não me diz onde irá executar o recurso público, eu também não tenho como dizer se você fez uma boa gestão dele. Sabemos que os recursos não atendem a todas as demandas. É preciso priorizar algumas e agendar o atendimento de outras e isso, em Cuiabá, é muito complicado”, disse.

A avaliação foi realizada durante entrevista ao Bom dia Mato Grosso, da TV Centro América, na manhã desta quarta-feira (22), a parlamentar disse que já tentou junto aos colegas estabelecer um regramento dessa legislação, que é instrumento de planejamento, e de discutir mecanismos de prestação de contas.

Leia também - Novas denúncias podem influenciar julgamento sobre a intervenção na saúde de Cuiabá

Na avaliação dela, as leis orçamentárias de Cuiabá não possuem informações sobre a destinação do dinheiro público nem sobre a prioridade de ação do executivo.

Ela avaliou que, apesar disso, a Câmara tenta fiscalizar, que apoia as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Casa, mas que não tem visto sua efetividade, e citou como exemplo a CPI da Saúde, iniciada em 2021, que indiciou 32 pessoas, sem resultado efetivo.

“A CPI é importante. Legalmente é papel do legislativo ter CPI, mas tem que ter efetividade. Aí acaba-se banalizando a CPI, sendo usada mais como instrumento político de palco para este ou aquele, e de duelo entre oposição e base”, disse.
Com informações da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet