Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:24:29
informe o texto

Notícias / Política

23/02/2023 às 17:08

Juiz só analisará validade de audiência sobre militarização da Adalgisa de Barros após Sintep regularizar pendência

Sindicato questiona judicialmente decisão da Seduc de anular consulta com derrota da proposta do modelo Tiradentes

Jardel P. Arruda e Eduarda Fernandes

Juiz só analisará validade de audiência sobre militarização da Adalgisa de Barros após Sintep regularizar pendência

Foto: Seduc

O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas de Cuiabá, só irá analisar o mérito das ações contra decisão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de anular a audiência pública na qual foi derrotada a proposta para implantar gestão militar na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, após o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Subsede Várzea Grande (Sintep/VG) regularizar pendências documentais que comprovam a existência jurídica da entidade.

A decisão é do dia 17 fevereiro e o Sintep/VG terá 15 dias para sanar as pendências. De acordo com o magistrado, falta a comprovação de sua existência jurídica e, consequentemente, de sua atribuição para representatividade da categoria filiada. O documento apresentado seria referência à diretoria 2015-2018, não da atual gestão.

O Sintep/VG impetrou duas ações contra a Seduc. Uma com a obrigação de não fazer, no sentido de que o ente público requerido “se abstenha de designar nova audiência pública ou qualquer ato análogo acerca da ‘militarização’. Ou com a obrigação de fazer para, no caso de uma nova audiência, que seja o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar a organizá-la.

A audiência pública realizada no dia 23 de janeiro terminou com a comunidade escolar decidindo, por aclamação, manter o modelo regular de educação e rejeitar a implementação da gestão da Polícia Militar através do modelo Tiradentes. A consulta, no entanto, foi marcada por atritos entre os contrários e os a favor da militarização devido a problemas na organização do evento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet