Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
04:30:15
informe o texto

Notícias / Política

19/03/2023 às 14:01

Republicanos prepara ofensiva política visando 2024 e 2026 em MT

Prefeituras de Rondonópolis, Cáceres, Cuiabá e Água Boa estão no radar a curto prazo, governo a longo

Jardel P. Arruda

Republicanos prepara ofensiva política visando 2024 e 2026 em MT

O vice-governador Otaviano Pivetta

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O Partido Republicanos prepara uma ofensiva para ampliar a representação em municípios chaves nos polos eleitorais de Mato Grosso, em uma estratégia pensada para o curto e longo prazo: ampliar o número de prefeito e vereadores nas eleições municipais de 2024 em “bolsões” eleitorais, para pleitear o governo do Estado em 2026.

Lideranças da sigla veem como certas candidaturas em polos como Rondonópolis, Cáceres, Água Boa e Pontes e Lacerda, além de garantir protagonismo na disputa em Cuiabá. Os nomes ventilados para isso são de Adilton Sachetti, Dr. Leonardo, Mauro Rosa (Maurão) e um sucessor do prefeito Alcino Barcelos, de Pontes e Lacerda. Em Cuiabá, o nome à disposição do grupo é o do ex-vereador Felipe Wellaton.

O planejamento dessa ofensiva para 2024 tem sido realizado em reuniões organizadas no horário do almoço, no gabinete do vice-governador Otaviano Pivetta, maior expoente da sigla em Mato Grosso e também a aposta do partido para disputar o governo do estado em 2026, quando o governador Mauro Mendes (União) não pode mais ir à reeleição.

Na quinta-feira (16), Pivetta se reuniu com os deputados estaduais Valmir Moretto e Diego Guimarães, considerados da ala política da ‘nova direita’ na sigla e, entre outras coisas, bateram o martelo pela filiação de Maurão para liderar as articulações no Médio Araguaia.

Em outra frente, também ocorre a organização política encabeçada pelos membros históricos do partido, como o vereador por Cuiabá Eduardo Magalhães. Essa ala, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, conta também com o primeiro suplente de deputado estadual Alex Sandro e lideranças espalhadas em todo o Estado.

Entre os atrativos para buscar novas lideranças para a sigla, o Republicanos tem à favor o fato de ser a 7ª maior bancada partidária na Câmara dos Deputados, o que garante tempo de Rádio e TV para propaganda partidária, além de fundo eleitoral para as eleições.

Além disso, a sigla se vê como a mais "leve" entra as da nova direita brasileira, tendo como expoente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Com isso, as lideranças do Republicanos esperam atrair o eleitorado de centro e "explodir a bolha" da direita.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet