Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:48:20
informe o texto

Notícias / Política

28/03/2023 às 07:44

Jayme diz que assume presidência da Comissão de Ética se houver consenso e independência

O parlamentar pontua que esse é um cargo desgastante, pois tem que julgar outros colegas

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Jayme diz que assume presidência da Comissão de Ética se houver consenso e independência

Foto: Helder Douglas/ Leiagora

O senador Jayme Campos (União) pode vir a assumir a presidência da Comissão de Ética do Senado, nesta terça-feira (28). Contudo, impôs algumas condições como consenso em torno de seu nome e também independência. O parlamentar já foi escolhido membro e agora os senadores devem definir quem irá comandar a comissão que tem a missão de julgar os próprios colegas do Legislativo. 

“Me comprometi se for de forma consensual, porque você é um juiz. Mas vamos aguardar a definição e o destino. Em tese é desgastante, você está lidando com colegas que chegaram pelo voto popular, tem que analisar com clareza, tem 38 denúncias e não vou fazer joguete, vou agir dentro da lei, olhando a Constituição Federal e o regimento interno”, comentou à imprensa nessa segunda-feira (26). 

Jayme já fez parte da Comissão de Ética e agora destaca que assumirá o comando apenas se puder atuar com altivez e com muita independência. 

O colegiado atua para preservar a dignidade do mandato parlamentar, pois é ele quem recebe e analisa representações ou denúncias feitas contra senadores, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do exercício do cargo e perda do mandato. 

A Comissão conta com 15 titulares e 15 suplentes. Além de Jayme, também já foram escolhidos Renan Calheiros, Davi Alcumbre, Eduardo Braga, Marcos do Val, Randolfe Rodrigues, Professora Dorinha, Jader Barbalho, Marcelo Castro, entre outros.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet