Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:51:05
informe o texto

Notícias / Política

29/03/2023 às 13:53

Botelho classifica como ‘infeliz’ a fala do governador e ironiza: 'deputado atende telefone'

A troca de farpas estava relacionada à realização de sessões na AL e com o envio de matérias de 'última hora' para o Legislativo. Agora deputados decidiram fazer duas sessões às quartas

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Botelho classifica como ‘infeliz’ a fala do governador e ironiza: 'deputado atende telefone'

Foto: JL Siqueira

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União) classificou como “infeliz” a fala do governador Mauro Mendes (União) que criticou o número de sessões parlamentares que acontecem semanalmente na Casa de Leis. Para Botelho, o governador não conhece a fundo o trabalho de um deputado estadual, razão pela qual insinuou que trabalha mais tempo que um deputado enquanto comanda o Executivo de Mato Grosso.
 
“O governador foi infeliz na colocação dele. Ele tem que conhecer o trabalho do deputado. Se ele trabalha 12 horas por dia, o deputado trabalha sábado, trabalha domingo, o deputado atende telefone, atende quem tá ligando dizendo que tá faltando UTI. Eu não sei se ele atende aos domingos. Os deputados, eu tenho certeza que atendem”, disse Eduardo Botelho na manhã desta quarta-feira (29).
 
A troca de farpas entre os colegas de partido vem ocorrendo há algum tempo, porém, o caldo entornou ainda mais depois da entrevista do govenador Mauro Mendes na manhã dessa terça (28) na qual ele disse ser preocupante que os deputados realizem apenas uma sessão por semana e ainda insinuou que trabalha mais tempo que um parlamentar.
 
“Se o Legislativo está dizendo que só precisa reunir uma vez por semana, tem que entender melhor qual é essa lógica, qual é esse papel que eles estão desempenhando e que está demandando apenas uma reunião por semana no trabalho legislativo. Eu aqui trabalho em média 12 horas por dia e todos os dias estou com a sensação que é pouco”, declarou o governador.
 
A fala de Mauro veio após as críticas de Botelho que tem reclamado do envio de matérias em regime de urgência urgentíssima ao Parlamento. Botelho vem travando uma pequena batalha com o Executivo, por meio do líder do governo na AL, o deputado Dilmar Dal Bosco (União), que tem cobrado do presidente a realização de mais sessões plenárias.

Dilmar alega que algumas matérias do governo estão ficando acumuladas na Casa, causando prejuízos. Dentre elas, está a questão do desconto no IPVA para motos, projeto relacionado ao Conselho da Educação e ainda o plano de custeio da previdência estadual que foi apresentado hoje em caráter de urgência, urgentíssima.
 
Mais sessões
 
O Colégio de Líderes da AL, formado por todos os deputados estaduais, definiu que a partir de hoje serão realizadas duas sessão toda quarta-feira. A primeira irá começar às 9h com previsão de terminar ás 12h. Já a segunda tem previsão para começar às 15h.
 
Botelho garante que a decisão tomada hoje não tem relação com a crítica feita pelo governador na manhã de ontem, tanto é que as sessões vespertinas poderão ser suspensa caso não haja nenhuma matéria de urgência para ser debatida no dia.
 
“Não tem nenhum projeto que tá parado pra ser votado por falta de sessões. Então nós vamos manter essas quantidades de sessões e reforçando que a sessão não quer dizer que o deputado trabalha só durante a sessão. Nós temos comissões todos os dias. É a mesma coisa do repórter, você acha que só na hora que o repórter está apresentando jornal que ele trabalha? E a hora que ele tá correndo atrás da notícia? Ele não tá trabalhando? Assim mesmo é o deputado. O deputado tá construindo os projetos, tá discutindo, tá fazendo audiências públicas. Então, foi unanimidade”, garantiu o presidente.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet