Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:19:56
informe o texto

Notícias / Política

30/03/2023 às 11:20

Janaina sai em defesa de deputados e rebate governador: ‘má informação com relação ao nosso trabalho’

O governador Mauro Mendes alfinetou a AL por sessão semanal e sugeriu que o Legislativo estadual trabalha pouco

Gabriella Arantes

Janaina sai em defesa de deputados e rebate governador: ‘má informação com relação ao nosso trabalho’

Foto: Angelo Varela / ALMT

Após o governador Mauro Mendes (União) criticar os deputados da Assembleia Legislativa por ter apenas uma sessão plenária por semana, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) saiu em defesa dos parlamentares e disse que o chefe do Executivo não tem conhecimento do trabalho que é realizado pelos colegas. 

"Acho que tem um pouco de má informação com relação ao trabalho do deputado. A Assembleia precisa melhorar a comunicação com relação a isso. A imprensa que está aqui acompanha o dia a dia e sabe que o plenário, pelo menos pra gente, é o que menos necessita do nosso esforço físico e mental. Porque a atividade de gabinete é a mais cansativa e a rotineira do deputado que é de atendimento, aí vem as comissões também. [...] Então acho que a Assembleia precisa comunicar melhor isso, inclusive para o governador. O que a gente ficou preocupado é o governador não saber desse trabalho, porque ele conhece e viaja com os deputados às sextas-feiras e segundas quando tem reunião do governo”, afirmou a deputada nessa quarta-feira (29). 

Leia também - Mauro rebate Botelho e alfineta AL por sessão semanal: ‘trabalho 12 horas por dia e acho pouco’

Conforme Janaina, a declaração de Mauro não foi bem vista entre os deputados e ele precisa analisar pela produtividade, não apenas pela quantidade de sessões plenárias que acontecem na ALMT.  “A gente espera dele, que é chefe de estado, que ele tenha a percepção de como a Assembleia contribui não somente em sessões plenárias. Porque a sessão plenária é um dos trabalhos do deputado de comparecer e votar, na minha opinião também ele que é gestor e empresário tem que analisar pela produtividade. Se a Assembleia faz uma sessão por dia e tem a mesma produtividade de fazer cinco ou seis, a gente não vê motivos para ficar todos os dias vindo ao plenário”, explicou. 

Leia também - Botelho classifica como ‘infeliz’ a fala do governador e ironiza: 'deputado atende telefone'

A deputada ainda disse que conversou com o  presidente da Casa, Eduardo Botelho (União), para que seja melhorada a comunicação, para que o governador e sociedade entendam melhor o papel dos deputados. “A maioria das nossas atividades não precisam de aprovação plenária, os ofícios, memorandos e encaminhamentos que são dados pelos deputados não passam por lá. O que passa pelo plenário são os requerimentos e projetos de leis. Eu acho que a Assembleia precisa melhorar a sua comunicação não só para que o governador entenda a necessidade da atuação parlamentar, mas também para que a população também tenha essa percepção”, finalizou. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet