Cuiabá, sábado, 27/04/2024
18:11:39
informe o texto

Notícias / Política

02/04/2023 às 16:22

Impeachment precisa ser constitucional e não pode ser feito para gerar instabilidade, defende Fábio Garcia

Outros deputados da bancada de Mato Grosso defendem o pedido e Amália assinou como co-autora do impeachment de Lula

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

Impeachment precisa ser constitucional e não pode ser feito para gerar instabilidade, defende Fábio Garcia

Foto: Billy Boss / Câmara dos Deputados

O deputado federal Fábio Garcia (União) preferiu ser mais cauteloso ao falar sobre o pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) apresentado na quinta-feira (30) por um grupo de parlamentares da oposição, dentre eles, a mato-grossense Amália Barros (PL), que está como co-autora.

O parlamentar, que inclusive foi apoiador e votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), alegou que é necessário que se tenha base constitucional para que o pedido siga adiante na Câmara Federal e ponderou sobre a instabilidade gerada por estes processos. 

 

"O pedido de impeachment tem que ser constitucional. Fazer pedido de impeachment para gerar instabilidade, para aumentar taxa de juros, frear o desenvolvimento, diminuir número de empregos, trazer consequências ruins para o país, eu acredito que não seja o adequado. Eu votei e aprovamos o impeachment da Dilma, uma governante do PT, mas ali existia uma clara pedalada fiscal contrária à Constituição, só podemos apoiar se tiver vício de constitucionalidade", comentou Garcia. 

 

Apesar das ponderações, Fábio não quis polemizar já que colegas da bancada de Mato Grosso são a favor do impeachment, como Abilio Brunini e José Medeiros, ambos do PL. O parlamentar disse apenas que acredita que se o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), entender que tem constitucionalidade, colocará o pedido para apreciação e a votação é no plenário e aberta. 

 

Os grupo de oposição, autores do pedido, cita três fatos para justificar a solicitação para o afastamento de Lula. O primeiro foi a declaração do petista de que queria se vingar do senador e ex-juiz Sérgio Moro (União) quando estava preso na Polícia Federal (PF). O segundo foi a afirmação do presidente da República de que a operação conduzida pela PF - após a descoberta do plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) para atacar e sequestrar Moro e seus familiares - teria sido uma "armação" do senador paranaense.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Antônio jose Conceição 02/04/2023 às 00:00

    Isso é uma palhaçada esses parlamentares precisam cuidar de trabalhar do que está arrumando problemas onde não existem precisamos cuidar do povo que sofrem , precisam tomarem vergonha na cara porque vocês tem bons salários, auxílio para tudo melhor plano de saúde os filhos estudam em colégios particulares isso fora outras coisas que se for citar dá um livro, parte da maioria de deputados principalmente do MT são latifundiários são Ricos e ficam tramando eventos danosos para atingir a pobre população do Brasil esse comentário aqui eu vou colocar nas redes sociais para que siga adiante o povo tomar conhecimento e se posicionarem contra vocês ninguém no Brasil aguenta mais a postura de vocês no final da conta quem sofre é a população pobre que precisam serem assistidas pelo estado e vocês nesse âmbito estão sendo danosos.

 
Sitevip Internet