Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
01:55:20
informe o texto

Notícias / Judiciário

19/04/2023 às 08:20

Sabotadores da intervenção podem ser presos por atrapalhar cumprimento de decisão judicial

O alerta foi feito pelo conselheiro Guilherme Maluf que recebeu as denúncias de boicote nas unidades de saúde da capital

Alline Marques

Sabotadores da intervenção podem ser presos por atrapalhar cumprimento de decisão judicial

Foto: TCE-MT

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Maluf, fez um alerta aos autores do boicote à intervenção e avisa que caso fiquem comprovados os atos que prejudicam o atendimento ao cidadão nas unidades de saúde da capital os envolvidos poderão até ser presos. Ele é  presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CPSA).

Nessa terça-feira (18), Maluf recebeu as denúncias relacionadas ao boicote das mãos da interventora Danielle Carmona e informou que será feita uma vistoria nas unidades de saúde. O foco será na rede secundária, onde estariam havendo mais boicotes. O conselheiro explica que a intervenção está cumprindo uma decisão judicial decretada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Portanto, Maluf ressalta que os sabotadores estariam atuando para prejudicar o cumprimento de uma determinação, o que acarreta em crime. 

“Vamos a campo para apurar essas denúncias e, se constatadas, nós comunicaremos ao Ministério Público, que tem participado ativamente do processo. Estamos falando de uma intervenção judicial decretada e se, de fato, isso estiver ocorrendo, os envolvidos podem até ser presos", afirmou. 

Leia também - TCE fará vistorias em unidades de saúde para apurar denúncias de boicote

Desde a semana passada, o governador Mauro Mendes (União) vinha anunciando ações de alguns servidores para boicotar o trabalho da intervenção. Uma delas seria o fato de mentir para o cidadão que as farmácias estariam sem medicamento. Já no fim de semana, a situação acabou virando caso de polícia.

Além da falta de médicos na UPA do Verdão e da policlínica do Coxipó que foi alvo de um boletim de ocorrência registrado pelo deputado Abilio Brunini (PL) e o vereador Dilemário Alencar (Podemos), o Gabinete de intervenção também registrou um boletim de ocorrência contra alguns homens que teriam ido até uma unidade atrapalhar e tumultuar os atendimentos. 

Com isso, o gabinete também mudou as regras para o acesso às dependências das unidades de saúde após pessoas desconhecidas tentarem entrar nos locais se dizendo membros da equipe de intervenção. A medida foi tomada para aumentar a segurança dos profissionais de saúde e pacientes.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet