Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:40:31
informe o texto

Notícias / Política

25/04/2023 às 08:11

Buzzeti critica mudança de posicionamento de governo sobre CPMI, mas ressalta preferência por investigação da PF

A parlamentar negou desejo de compor comissão do Congresso que irá investigar os atos de 8 de janeiro

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Buzzeti critica mudança de posicionamento de governo sobre CPMI, mas ressalta preferência por investigação da PF

Foto: Assessoria

A senadora Margareth Buzetti (PSD) criticou o posicionamento do Governo Federal, em primeiro discordar da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que irá julgar a invasão aos Três Poderes, em 8 de janeiro deste ano e, agora, buscar boas posições dentro da investigação. Para Buzetti, o processo de investigação caberia à Polícia Federal, mas dada a situação, ela reconheceu, nessa segunda-feira (24), a necessidade da formação da CPMI.

“Eu acho ruim, eu acho que o governo deveria ser o maior interessado desde o início, para que essa situação se esclarecesse. Apesar de que eu falei desde o primeiro dia, esse trabalho é da Polícia Federal, não deveria ser dos senadores, mas assinei, porque foi uma coisa muito grave que aconteceu”, disse a senadora.

Vale destacar que a proposta de uma CPMI era vista pelo Partido dos Trabalhadores como uma jogada que poderia impactar negativamente o início da nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, após o vazamento de imagens do ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Gonçalves Dias, servindo água em meio à invasão aos palácios dos Três Poderes, em 8 de janeiro, o PT busca cargos na presidência da comissão ou a relatoria.

Quanto ao desejo de ser membro da comissão, 
Buzetti negou, afirmando preferir acompanhar os acontecimentos dos bastidores, reconhecendo certa vaidade naqueles que irão ocupar cargos como a presidência e relatoria.

“Acompanhar, é um dever do senador acompanhar a CPMI. Agora, você não precisa ser relator, você não precisa ser presidente de CPMI para você ter um juízo de valor e se posicionar. É isso. Lá as brigas são por tudo, essa vaidade, eu não tenho”, revelou.

Leia também - Wellington cogita indicar Malta, Seif ou filhos de Bolsonaro como membros de CPMI que investigará atos de 8 de janeiro

Além disso, quando questionada acerca do potencial das comissões investigativas em destacar determinado nome no meio político, Buzetti respondeu: “Até hoje eu não vi uma CPI que não fosse utilizada como palco político. Todas são”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet