Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
07:58:37
informe o texto

Notícias / Judiciário

26/04/2023 às 09:51

Prefeitura de Cuiabá é condenada a pagar FGTS, 13º e férias a contratados da Educação

A decisão foi proferida pelo juiz Márcio Aparecido Guedes, da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá

Eduarda Fernandes

Prefeitura de Cuiabá é condenada a pagar FGTS, 13º e férias a contratados da Educação

Foto: Sintep

O município de Cuiabá foi condenado ao pagamento de FGTS, décimo terceiro salário e a férias remuneradas acrescidas do terço constitucional aos trabalhadores contratados temporariamente na Educação municipal, referente ao período de 2010 a 2016. A decisão foi proferida pelo juiz Márcio Aparecido Guedes, da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, em ação proposta pela subsede Cuiabá do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep).

Na decisão, o magistrado cita que, segundo a Constituição, as contratações temporárias são legais, desde que seja por tempo determinado, o que, conforme lei municipal, não deve passar de dois anos.

“In casu, não foi o que ocorreu, uma vez que as Fichas Financeiras, não deixam dúvidas que os substituídos realmente prestaram serviços a Administração Pública de forma sucessiva por anos, sem a realização de concurso público”, destacou o juiz. Neste caso, os contratos devem ser anulados e garantido o direito ao FGTS, décimo terceiro salário e a férias remuneradas acrescidas do terço constitucional.

No andamento da ação, o Município de Cuiabá deixou transcorrer o prazo sem apresentar contestação, vindo a se manifestar fora do prazo legal, ocasião em que alegou a prescrição das parcelas vencidas há mais de cinco anos, ilegitimidade do sindicato e que os pedidos fossem negados.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet