Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
15:26:54
informe o texto

Notícias / Geral

04/05/2023 às 20:42

Obras de recuperação em trechos da BR-163 já começam nesta sexta, anuncia Mauro

O governador detalhou outra prioridade nas obras: o trecho entre o posto Gil e Nova Mutum

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Gabriella Arantes

Obras de recuperação em trechos da BR-163 já começam nesta sexta, anuncia Mauro

Foto: Marcos Vergueiro / Secom/MT

O governador Mauro Mendes (União) disse que as obras na BR-163 já irão começar nesta sexta-feira (5). De início, a ideia é que seja feita a recuperação de alguns trechos, em especial, o da pista que interliga, tanto na ida, quanto na volta, o município de Sinop a Cuiabá. 

“Amanhã de manhã, às 8h30, nós já daremos ordem de serviço para cinco trechos começarem a requalificação, a recuperação da pista existente até a cidade de Sinop - Cuiabá, Cuiabá - Sinop”, explicou o governador.

Além de reforçar o trabalho que começará entre Sinop e Cuiabá, o governador detalhou outra prioridade inicial entre os trechos da BR: o trecho entre o posto Gil, em Diamantino, e a cidade de Nova Mutum. 

“Nessa fase de recuperação, Cuiabá até Sinop será 100% requalificado e, na duplicação, o processo de licitação está em curso e deve concluir nas próximas semanas, talvez meses aí, um mês no máximo, e nós vamos dar a primeira ordem de serviço: será do trecho Posto Gil até Nova Mutum, 90 quilômetros. E, ainda este ano, contratamos também a travessia urbana com as obras de arte na cidade de Sinop”, destacou.

Mauro Mendes esteve junto do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quinta-feira (4), em Brasília, onde assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) e a compra das ações da antiga Concessionária Rota do Oeste. Com isso, a administração dos 860 quilômetros da BR-163 passam formalmente ao Estado de Mato Grosso.

A BR-163 é a maior rodovia de Mato Grosso, com extensão de 3579 km, e já foi cenário de muitos acidentes de  trânsito, em especial pela necessidade de ser duplicada o quanto antes, dada a grande quantidade de veículos de passeio e, principalmente, de carga, que circulam por ela diariamente.

Desde 2014, um trecho de 800 km da BR-163 está sob responsabilidade da Concessionária Rota do Oeste, que se comprometeu a duplicar mais de 450 km de asfalto no Estado. Todavia, entregou apenas 120 km de duplicação. 

Em 2021, a Rota do Oeste concordou com a devolução amigável da concessão, após a intensificação das cobranças quanto a uma solução. Contudo, conforme a ANTT, o processo de uma nova licitação poderia levar até três anos e resultaria em um aumento no preço da tarifa de pedágio.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet