Cuiabá, domingo, 05/05/2024
02:11:11
informe o texto

Notícias / Política

24/07/2023 às 15:32

REUNIÃO

Wilson apresenta documentos e espera que Governo Federal barre lei do Transporte Zero em MT

O social-democrata afirma que a documentação aponta os empecilhos de colocar a legislação em vigor a partir de janeiro do próximo ano, como está programado

Leiagora

Wilson apresenta documentos e espera que Governo Federal barre lei do Transporte Zero em MT

Foto: Assessoria

A fim de derrubar a aplicabilidade da lei que institui o transporte zero de pescado em Mato Grosso, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) entregou uma série de documentos ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). O social-democrata afirma que a documentação aponta os empecilhos de colocar a legislação em vigor a partir de janeiro do próximo ano, como está programado.
 
A entrega foi feita na manhã desta segunda-feira (24) durante reunião do parlamentar com a liderança socialista, em Brasília. Segundo Wilson, entre os documentos estão estudos da Embrapa Pantanal e de outros cientistas comprovando que não há quebra do estoque pesqueiro nos rios que compõem a bacia do Alto Paraguai, onde estão os rios de Mato Grosso.
 
“Também a Lei Nacional da Pesca (11.959/2009), que garante em seu artigo 3° a permanência e continuidade da pesca artesanal/profissional em todo o país, como fonte de renda e subsistência dos pescadores. Proibir o transporte, armazenamento e venda do pescado é pôr ponto final nesta profissão", completou o deputado.
 
Além disso, ele aponta que não houve consulta ao Conselho Estadual da Pesca por parte do Governo do Estado, tampouco aos povos originários, como manda a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
 
“Apresentamos ainda, pareceres técnicos da Embrapa Pantanal e do Ministério da Pesca que condenam a lei estadual. Foram trinta minutos de reunião e ao final, Alckmin disse que nossa luta é justa e que se reunirá com o Ministro da Pesca, André de Paula, ainda hoje para tratar do tema, e posteriormente levará o caso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva", disse.
 
Participaram da reunião a presidente da Associação do Segmento da Pesca de Mato Grosso (ASP-MT), Nilma Silva, e a ex-senadora Serys Slhessarenko, quem foi a responsável por articular o encontro.
 
"Esperamos que o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Lula se sensibilizem com este tema para que consigamos manter a pesca artesanal/profissional ativa em nosso estado. Não podemos permitir que uma das profissões mais antigas do mundo e a responsável pelo sustento de aproximadamente 60 mil famílias em toda a cadeia produtiva da pesca em nosso estado, seja extinta de uma hora para outra", disse Nilma Silva.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet