Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
19:11:15
informe o texto

Notícias / Política

02/08/2023 às 08:11

CASO CATTANI

Comissão de Ética retoma trabalhos sem Botelho analisar pedido de suspeição contra Janaina e Júlio

Documento teria sido protocolizado pelo deputado Wilson Santos, que foi substituído na Comissão por Diego Guimarães

Da Redação - Renan Marcel / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Comissão de Ética retoma trabalhos sem Botelho analisar pedido de suspeição contra Janaina e Júlio

Foto: JL Siqueira/ALMT

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa retoma as atividades neste mês de agosto com foco na conclusão do processo disciplinar contra o deputado Gilberto Cattani (PL) e sem que o pedido de Wilson Santos (PSD) pela suspeição da deputada Janaina Riva (MDB) e do deputado Elizeu Nascimento (PL) tenha sido analisado pela presidência da Casa.

Wilson afirma que entregou ao deputado Eduardo Botelho (União Brasil) pedido de suspeição contra dois membros da comissão: Janaina Riva (MDB) e Elizeu Nascimento (PL). Botelho, contudo, afirmou na segunda (31) que não se lembra da solicitação e que, se o documento foi mesmo entregue, pode ter sido remetido à Procuradoria da AL.

"Não recebi esse documento do Wilson. Só se caiu na Presidência e eles encaminharam para a Procuradoria. Eu vou procurar, porque eu não me lembro de ter recebido isso", disse Botelho.

O deputado lembrou que cobrou o resultado dos trabalhos presididos por Janaina Riva, que avalia medidas punitivas aos parlamentares em questão. "Eu não posso emitir opinião sobre a punição, porque isso é a Comissão de Ética que tem que encaminhar para mim. O que eu estou cobrando é que eles têm que me encaminhar uma solução para isso. Já extrapolaram o prazo".

Wilson pediu a suspeição dos dois membros porque Janaina declarou seu votos, antecipando posicionamento contrário à cassação de Cattani. Já no caso de Elizeu, o deputado lembra as regras da Câmara Federal que impedem que um parlamentar julgue um colega do mesmo partido.

Cattani é investigado pela Comissão por quebra de decoro após comparar a gestação de mulheres com a gestação de vacas. Acontece que, quando a Comissão de Ética foi instituída, o deputado foi contrário à participação de um dos integrantes, o vice-presidente Wilson Santos, e pediu a suspeição dele. Segundo Cattani, é de responsabilidade de Wilson a repercussão de seu vídeo controverso, antiaborto. Diante disso, Wilson foi considerado suspeito e substituído por Diego Guimarães (Republicanos). 

Cabe agora ao corregedor, Max Russi (PSB), analisar a situação e sugerir medidas punitivas, as quais ele afirma que não chegarão, de alguma forma, a ameaçar os mandatos dos colegas, haja vista que para ele é preciso que a Comissão respeite as eleições democráticas que elegeram os representantes do Legislativo estadual. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet