Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
08:56:39
informe o texto

Notícias / Geral

03/08/2023 às 10:18

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Novas avenidas de Cuiabá receberão faixa de ônibus; saiba quais

Além da implantação de mais faixas exclusivas, a prefeitura irá alterar o horário de funcionamento, priorizando os horários de pico

Alline Marques

Novas avenidas de Cuiabá receberão faixa de ônibus; saiba quais

Foto: Luiz Alves

Novas avenidas de Cuiabá deverão contar com faixas exclusivas de ônibus e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) está realizando um levantamento nesses lcoais. O objetivo dessas mudanças é dar mais fluidez e rapidez aos usuários do transporte coletivo, atendendo diariamente 205 mil pessoas.

As avenidas que 
receberão trechos exclusivos para o transporte público são: General Valle - entre a Coronel Escolástico e General Mello; Av. Djalma Ferreira de Souza - com a Av. Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro) - ao lado do Massairo Okamura - chegando na Av. do CPA; Dante Martins de Oliveira (antiga Av. dos Trabalhadores), do contorno da Av. Professora Edna Affi (das Torres) até a Miguel Sutil; e a Av. José Monteiro de Figueiredo, a popular "Lavapés" - próximo do restaurante Chopão até o Talavera Bar (Santa Rosa) - nos dois sentidos.

Outra mudança anunciada pela Semob é com relação à padronização dos horários de funcionamento das faixas para os ônibus, tanto para as atuais quanto para as que ainda serão implantadas. A medida valerá apenas para os horários de pico, entre 6h e 8h da manhã e, no final da tarde, entre 17h e 19h.

Aos sábados, de 6h às 8h, sendo no período da tarde circulação livre, assim como aos domingos, os condutores de veículos de passeio poderão circular livremente pela faixa.

O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, explica que os motoristas terão tempo de adaptação e alerta para que, encerrado esse período, motoristas que não respeitarem as faixas exclusivas nos horários de pico estarão cometendo infração de trânsito gravíssima, o que acarreta em uma multa no valor de R$293,47, além de mais 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

"A prioridade é o coletivo e a faixa traz mobilidade ao trânsito e os ônibus ganham alguns minutos nas viagens e levam o passageiro mais rápido para o trabalho ou de volta para a casa dele. Com ônibus climatizados e horários definidos, incentiva inclusive a população a migrar para o transporte público. Além disso, a velocidade média dos ônibus aumenta, passando de 13 km por hora para 24 km/hora", comentou o secretário.

Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA).

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet