Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
19:30:43
informe o texto

Notícias / Geral

21/08/2023 às 07:30

GERIDO PELO COMÉRCIO

Estacionamento rotativo no centro de VG é sugerido para conter impacto das obras do BRT

Acontece que o modal de tranporte irá ocupar uma das pistas da Avenida Couto Magalhães que atualmente é utilizada como estacionamento

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Estacionamento rotativo no centro de VG é sugerido para conter impacto das obras do BRT

Foto: Secom - VG

O técnico da Prefeitura de Várzea Grande, Enodes Soares, explicou que, se aprovada a proposta do governo do Estado quanto às obras do BRT no município, uma das sugestões é criar um estacionamento rotativo na Avenida Couto Magalhães, cujo gerenciamento ficaria sob responsabilidade dos próprios comerciantes.

“O estacionamento rotativo na região do centro da cidade como um todo, a Avenida Couto Magalhães, Filinto Muller e as duas paralelas que pega a rua de trás, para que a gente possa ter estacionamento rotativo nesse processo e que ele seja gerido, inclusive, pelo comércio, porque o município não tem a intenção de fazer esse gerenciamento”, explicou.

Em reunião realizada na sexta-feira (18), o técnico esteve com vereadores, representantes de intituições e comerciantes da cidade industrial para debater os possíveis impactos das obras do ônibus de Transporte Rápido, na avenida mais importante do centro comercial várzea-grandense, a Couto Magalhães.

Leia tambémTécnico da prefeitura afirma que não há acordo e nem cronograma para obras do BRT na Couto Magalhães

Um dos pontos questionados da obra é o fato de que, se acatado o projeto do Governo de Mato Grosso, o modal precisará da faixa à direita da avenida para circular. Isso inflamou os comerciantes, uma vez que a avenida já apresenta carência em vagas de estacionamentos e, segundo estudos da própria prefeitura, a utilização dessa faixa para o BRT extinguirá aproximadamente 196 vagas. 

Sob a justificativa de que são os próprios comerciantes que utilizam dessas vagas e não os consumidores, a ideia sugerida é a de criar um estacionamento rotativo.

“Tem um estudo lá que mostra que os veículos que ficam estacionados, eles ficam a maior parte do tempo estacionados o dia todo, e aí chega no final da noite, todo mundo some, não tem ninguém na Avenida Couto Magalhães”, considerou Enodes.

Vale destacar que um estacionamento rotativo tem como objetivo criar um fluxo contínuo, no qual o cidadão para seu veículo, deixando-o por um determinado período de tempo até retirá-lo do local, liberando o espaço para que outras pessoas também possam utilizá-lo, e assim sucessivamente.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet