Cuiabá, domingo, 28/04/2024
20:43:34
informe o texto

Notícias / Política

29/08/2023 às 16:52

CÂMARA MUNICIPAL

Vereador cobra aprovação do Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio

O projeto foi apresentado em 2021, mas ainda não foi incluído na pauta de votação do Legislativo cuiabano

Leiagora

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) cobrou na tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (29) a aprovação do projeto de Lei de sua autoria que institui o Programa Municipal de Enfrentamento do Feminicídio na Capital. O projeto foi apresentado em 2021, mas ainda não foi incluído na pauta de votação do Legislativo cuiabano.   

"A população cuiabana está perplexa e indignada com o crescente número de casos de violência contra as mulheres em nossa cidade. Dados oficiais apontam que em oito meses,  Mato Grosso registrou 20 feminicídios, sendo que Cuiabá foi a cidade do nosso estado onde mais ocorreram esses crimes covardes. De janeiro a agosto já houve quatro crimes de feminicídio em Cuiabá”, defendeu o vereador Dilemário. 

O parlamentar disse que em comparação aos anos anteriores, os dados continuam alarmantes e os assassinos - que na grande maioria são ex-companheiros das vítimas - estão cada vez mais descrentes da punição diante dos crimes.  

Um dos casos de grande repercussão em Cuiabá foi o da servidora do Tribunal de Justiça Thays Machado, morta a tiros pelo ex-namorado. Assim também aconteceu com Emily Bispo da Cruz, 20, morta a facadas pelo ex- namorado na frente do filho. Já Maria de Almeida Gonçalves foi degolada e posteriormente queimada pelo namorado, também no bairro Pedra 90.  A quarta vítima foi a advogada Cristiane Castrillon,  morta brutalmente neste mês de agosto.

De acordo com o parlamentar, o objetivo da propositura é criar mecanismos para a prevenção e combate ao feminicídio, que é crime cruel praticado contra a vida da mulher, ou seja, aquele cometido em razão do gênero, que envolvem violência doméstica ou familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher como principal razão para a prática do homicídio.  

“O programa tem o propósito de promover ações de conscientização da sociedade por meio de debates que tratem dessa grave problemática que tem afetado a vida de milhares de mulheres, onde todo tipo de violência contra a mulher seja denunciado, bem como cobrança para que os órgãos competentes responsabilizem os autores das agressões”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.
Com Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet