Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
07:25:16
informe o texto

Notícias / Política

13/09/2023 às 08:20

EXPLICANDO A MEDIDA

Restrição do uso de água visa evitar estado de calamidade pública em Cáceres, alerta prefeita

Justificativa é a escassez de chuvas na região e baixo nível do Rio Paraguai

Da Redação - Karine Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Restrição do uso de água visa evitar estado de calamidade pública em Cáceres, alerta prefeita

Foto: Ronivon Barros

Decretar medidas rígidas para o uso de água tem como objetivo evitar que o município de Cáceres chegue a um estado de calamidade pública. Este foi o alerta feito pela prefeita da cidade, Eliene Liberato (PSB), ao comentar sobre o decreto que proíbe a utilização de água fornecida pelo município para o abastecimento de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos. 

“Nós decretamos estado de emergência, com medidas preventivas, para que a gente não venha decretar estado de calamidade pública”, declarou em entrevista concedida à imprensa nesta terça-feira (12).

Na ocasião, a gestora reforçou o teor do decreto, que justifica a medida devido ao período de escassez de chuvas na região e o baixo nível de água no Rio Paraguai.

Leia também - Prefeitura proíbe munícipes de encher piscinas e lavar calçadas e veículos

“Considerando que no ano passado choveu bastante, mas, mesmo assim, agora nos últimos 30 dias, a baixa no nível do rio foi alta. Estamos vivendo um período de intenso calor e com isso a população utiliza muito a água, o consumo aumenta. A gente pede nesse decreto que a população utilize a água de forma racional, inteligente e responsável porque com o calor intenso, a gente acaba tomando mais banho de piscina, utilizando água para lavar o carro, a calçada e isso acaba prejudicando o abastecimento do município”, conta.

De acordo com a gestora, a medida não possui prazo determinado para encerramento e deve durar até o retorno das chuvas. “A gente tem previsão de que esse período de estiagem se estenda até o final de novembro porque em novembro começam as chuvas contínuas. Nós estamos em um período em que todo mundo está pedindo para chover e enquanto não chegam as chuvas de forma contínua, a gente vai estar com esse decreto até normalizar o abastecimento de água na nossa cidade.”

Eliene também comenta a respeito dos investimentos que devem ser feitos pelo Governo de Mato Grosso para a melhoria na questão de saneamento básico do município. “A gente está fazendo muitas parcerias com o governo do estado, quero dizer que a gente tem um projeto de uma ETA pronto já, nós trocamos os encanamentos, estamos fazendo extensão de água, tanto na zona rural, através de poços artesianos, como também na zona urbana”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet