Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
23:38:06
informe o texto

Notícias / Política

06/10/2023 às 18:05

CONTRA-ATAQUE

MDB alega ataque à liberdade profissional para pedir derrubada da ‘Lei do Transporte Zero’

Ação no STF foi protocolizada pelo presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, a pedido de Emanuelzinho

Jardel P. Arruda

MDB alega ataque à liberdade profissional para pedir derrubada da ‘Lei do Transporte Zero’

Foto: José Medeiros/Secom-MT

Entre os cinco motivos elencados pelo partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para pedir a inconstitucionalidade da Lei Estadual nº 12.197/2023, conhecida como “Transporte Zero”, estão o racismo ambiental e o ataque à liberdade profissional dos pescadores tradicionais.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7471 foi proposta pelo presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, a pedido do deputado federal Emanuelzinho (MDB), na noite de quarta-feira (4), e está sob relatoria do ministro André Mendonça desde o dia 5, e tem pedido de liminar pedindo a suspensão imediata da lei, que proíbe transporte, armazenamento e comercialização de peixes pescados nos rios de Mato Grosso por cinco anos, a partir de 2024.

“Viola expressamente princípios e dispositivos constitucionais, como o da dignidade da pessoa humana (art. 1º, III), democracia participativa (§ único do art. 1º), liberdade do exercício profissional (art. 5º XIII), bem como atenta contra o pleno exercício dos direitos culturais (art. 215 e 216), além de usurpar a competência legislativa da UNIÃO, a quem compete estabelecer normas gerais sobre a pesca, extrapolando os limites de sua competência suplementar para legislar sobre o tema (art. 24 VI § 1º)”, consta da petição inicial da ADI.

Racismo Ambiental

O racismo ambiental alegado na peça pode ser caracterizado quando é criada alguma norma ambiental que prejudica as populações mais vulneráveis. No caso, a ADI se apoiou na nota técnica do Ministério da Pesca contra a Lei do Transporte Zero, a qual alertou que a nova lei afeta principalmente comunidades de baixa renda.

“O impacto desproporcional sobre as comunidades de pescadores profissionais artesanais, que frequentemente são formadas por populações tradicionais e grupos étnicos específicos. Essas comunidades muitas vezes dependem da pesca como principal fonte de subsistência e são historicamente marginalizadas, enfrentando dificuldades econômicas e sociais”, consta da nota 01/ 2023/SNPI/SNPA/SERMOP, do Ministério da Pesca.

Liberdade do exercício profissional

A ADI também foca na proibição do exercício da pesca profissional tradicional, o que afrontaria o artigo 5º, inciso XIII, da Constituição Federal, por supostamente ser “excessiva e desnecessária, para atingir as finalidades que afirma buscar.” 

No caso, as finalidades seriam a justificativa da Lei do Transporte Zero, a qual tem como objetivo recuperar o estoque pesqueiro dos rios de Mato Grosso. E, novamente, para embasar a alegação, a ação direta de inconstitucionalidade recorre a nota técnica do Ministério da Pesca, o qual cita as barragens e empreendimentos agrícolas como principais causa da diminuição dos peixes. 

“Dessa maneira, considerando que a grande maioria dos recursos pesqueiros do Estado do Mato Grosso são espécies migradoras, os barramentos causados pelas usinas hidrelétricas em conjunto com os altos níveis de poluição e degradação ambiental causados por empreendimentos agrícolas, representam verdadeiramente uma ameaça aos estoques pesqueiros do Estado, diferente da atividade pesqueira artesanal”, consta da nota.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet