Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
05:14:51
informe o texto

Notícias / Judiciário

14/10/2023 às 10:20

MARIA DA PENHA

Juiz concede medida protetiva à namorada e determina soltura de superintendente do sistema penitenciário

O servidor já está afastado das funções e responderá uma PAD, além disso, deverá ser investigado pelo uso de veículo oficial durante os fatos

Alline Marques

O superintendente da região leste do Sistema Penitenciário, João Batista Alves Borba, 44 anos, pouco horas depois de ser preso acusado de agredir a namorada de 23 anos. A justiça determinou medida protetiva à vítima e o servidor acabou sendo solto, mediante cumprimento das cautelares. A decisão foi do juiz plantonista Douglas Romão, da Comarca de Barra do Garças, onde o crime ocorreu. 

Com Borba foi apreendida uma pistola 9mm, que é de propriedade do Estado, e ele ainda estaria fazendo uso do veículo oficial da Polícia Penal. O magistrado encaminhou remessa de cópias à Promotoria do Patrimônio Público de Barra do Garças para apurar o uso privado de veículo oficial. 

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou o afastamento imediato do superintendente. Ele também será alvo de um processo disciplinar administrativo (PAD), além da investigação no âmbito da Polícia Judiciária Civil.

O CASO 

A vítima relatou à polícia que iniciou um relacionamento já conturbado com Borba ainda em Cuiabá e que não tinha a intenção de assumir um namoro fixo com o suspeito, o que já havia gerado duas brigas entre o casal, mas que não houve registro de ocorrência. Porém, na madrugada dessa sexta-feira (14), a jovem estava em um hotel com o suspeito que passou a ameaçá-la, agredi-la e estava visivelmente alterado, e não a deixava sair do quarto.

Ela só conseguiu deixar o local após se vestir rapidamente e aproveitar que o servidor estava nú. A vítima pediu ajuda no saguão do hotel e um funcionário acionou a Polícia Miltar. 

Ainda de acordo com o relato da mulher, a discussão teria iniciado ainda no período da tarde, quando eles estavam em um bar com alguns amigos e o desentendimento começou após a vítima se levantar e ir cumprimentar a amiga em outra mesa, onde estariam outros homens.

Furioso com a situação, o suspeito teria chamado a namorada de volta e começou a destratar ela dizendo: "Eu sou das antigas, não vou me sentar na mesa de ninguém. Você está feliz em rever seu ex amorzinho?”.

Mesmo com a confusão, o casal continuou no bar e o suspeito não parou de agredi-la verbalmente, até o momento em que ela foi embora para o hotel.

No quarto, o suspeito teria tirado sua arma da cintura e colocado em cima do balcão e continuado a discussão. Quando a vítima pediu para ir embora por volta das 1h30, Borba começou a agredi-la e a jogou sobre a cama descontrolado. Ele ainda jogou a bolsa da jovem, quebrando o teclado do seu notebook.

Após ver que a vítima estava ligando para polícia, Borba evadiu -se do local deixando a arma de fogo, sobre o balcão. Mesmo tentando fugir a guarnição conseguiu deter o suspeito e o conduziu a central de atendimento para as medidas necessárias.

No quarto do hotel, foi encontrado uma arma de fogo municiada com 15 munições intactas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet