Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:37:35
informe o texto

Notícias / Política

17/10/2023 às 15:51

SANCIONADA

Lei garante que pessoas com deficiência tenham direito a acompanhante em espaços de lazer

A determinação é de autoria do deputado Beto Dois a Um e está em vigor desde o dia 6 de outubro

Leiagora

Lei garante que pessoas com deficiência tenham direito a acompanhante em espaços de lazer

Foto: Assessoria

O governador Mauro Mendes (União) sancionou a lei estadual que garante às Pessoas com Deficiência (PCDs) o direito de ter acompanhante em espaços de lazer. De autoria do deputado Beto Dois a Um, a lei nº 12.290/23 já está em vigor desde o dia 6 de outubro.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa quer ampliar o acesso de PCDs aos eventos e garantir a inclusão. “Vencer o capacitismo no país inclui pensar em políticas públicas e leis que auxiliem, de fato, as pessoas. Essa lei surgiu da sensibilidade de uma pessoa da minha equipe que sugeriu e nós iniciamos os estudos até chegar no texto final”, explicou.

O texto da nova lei define que “fica obrigatória a destinação de reserva de assento ao acompanhante de Pessoa com Deficiência em teatros, cinemas, casas de shows, espetáculos em geral, ginásios, arenas, quadras, espaços públicos e eventos desportivos em geral.”

Agora todos os estabelecimentos onde ocorrem shows, apresentações, por exemplo, devem disponibilizar lugar para a PCD e seu acompanhante.

A ideia é que a lei sirva para estimular a inclusão em outras áreas além do lazer para que, cada vez mais, sejam ampliadas as possibilidades de exercício da cidadania.

Uma das maiores inteligências da humanidade, Stephen Hawking, foi diagnosticado em 1964 com uma esclerose lateral amiotrófica (ELA) e desafiou constantemente a deficiência mostrando que com as condições adequadas e suporte, a pessoa com deficiência pode ter uma vida plena.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet