Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
17:06:52
informe o texto

Notícias / Geral

25/10/2023 às 07:36

ASSISTA À ENTREVISTA

Processo seletivo dificultará para gestão Pinheiro transformar Saúde em 'cabidão'

Interventora explica que o processo seletivo se estende a toda Empresa Cuiabana

Luíza Vieira

Processo seletivo dificultará para gestão Pinheiro transformar Saúde em 'cabidão'

Foto: Reprodução

A interventora estadual naa Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, afirma que o processo seletivo vai dificultar para que a gestão Emanuel Pinheiro (MDB) da Prefeitura de Cuiabá volte a contratar funcionários fantasmas ou pessoas desqualificadas para os cargos quando reassumirem a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

A intervenção do Estado na Saúde municipal está programada para acabar em 31 de dezembro de 2023. Ouvintes do Agora na Capital desta segunda-feira (23) aproveitaram a participação de Danielle para perguntar como evitar a volta do "empreguismo" na na Secretaria Municipal de Saúde.

Para ela, com o lançamento de um processo seletivo que se estende não somente à pasta da saúde, como também na Empresa Cuiabana, fica complicado a formação do ‘cabidão’ de emprego. 

“Considerando o cabidão, não só na Secretaria de Saúde, mas na Empresa Cuiabana, e o que nós fizemos? Nós lançamos o processo seletivo para que isso não ocorra na Empresa Cuiabana. 100% das vagas deverão ser preenchidas através do processo seletivo que  aprova ocorrerá em janeiro. Com isso fica mais difícil. Poderá depois ele colocar nos cargos comissionados porque é de livre escolha da gestão. Mas no mais, isso não será permitido”, explicou.

O processo seletivo será realizado já em janeiro, o que impede a prefeitura de contratar profissionais que não tenham passado pela prova, salvo em casos de cargos comissionados, que são vagas que dependem da indicação do gestor.

Carmona conta que espera por um período de transição mediado por órgãos fiscalizadores para que a gestão municipal se atente às mudanças da secretaria quando o período interventivo chegar ao fim.

“A gente tem trabalhado para que seja feita uma transição para que dia primeiro de janeiro a gestão municipal já assuma sabendo de todas essas etapas. Mas a gente tem discutido isso através do Tribunal de Contas, do Ministério Público, para que eles possam fazer toda essa interface junto ao município e ver o momento apropriado para essa transição”, disse.

Confira à entrevista completa:

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet