Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
09:39:03
informe o texto

Notícias / Política

30/10/2023 às 12:37

REUNIÃO NA AL

Interventora deve explicar nesta terça cronograma de nomeação de concursados na Saúde em Cuiabá

Lúdio Cabral espera que interventora mostre cronograma para nomear todos os aprovados no concurso ainda neste ano

Leiagora

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa realiza, na terça-feira (31), a partir das 9h, a reunião de convocação da interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, para cobrar a nomeação dos aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluído no início de 2023. 

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), presidente da Comissão de Saúde, recebeu a demanda dos profissionais aprovados que aguardam a nomeação e requereu a presença da interventora para resolver a situação. A expectativa é que a interventora apresente um cronograma de nomeações de todos os aprovados no concurso e o quadro de lotação. 

“O número de profissionais contratados temporariamente é muito elevado, e essa foi uma das razões que levou à intervenção. Até agora foram nomeados apenas 10% dos aprovados no concurso. Há necessidade de nomear os concursados para melhorar o atendimento à população de Cuiabá. Queremos que a interventora venha amanhã com o cronograma para nomear todos os aprovados até o fim do ano”, disse Lúdio. 

A Comissão requereu ainda informações sobre os cargos vagos existentes e o quadro de servidores efetivos, temporários e terceirizados por unidade de lotação, incluindo a Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Lúdio, que é médico sanitarista, explicou que o formato atual, com predominância de contratos precários, terceirizações e quarteirizações, enfraquece o sistema de saúde, além de custar caro para os cofres públicos. 

“Já são anos sem concurso público e com contratos temporários, inclusive com contratação de empresas privadas, com terceirização e quarteirização, a um custo muito maior do que o custo da nomeação dos profissionais concursados. Além disso, o trabalhador concursado vai construindo, ao longo do tempo, vínculos com a população que é atendida nos serviços de saúde. Isso dá qualidade para o funcionamento do sistema de saúde”, disse. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet