Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:50:54
informe o texto

Notícias / Política

10/11/2023 às 08:13

ESTADO RICO, POVO POBRE

Sérgio Ricardo diz que 35 municípios podem voltar a ser distritos e cita desigualdades em Mato Grosso

Conselheiro vê cenário desolador e defende capacitação de gestores municipais para evitar desidratação de cidades e garantir boa aplicação dos recursos públicos

Da Redação - Renan Marcel / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Sérgio Ricardo diz que 35 municípios podem voltar a ser distritos e cita desigualdades em Mato Grosso

Foto: Assessoria/TCE-MT

Presidente eleito do Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Sérgio Ricardo afirma que pelo menos 35 municípios de Mato Grosso podem voltar a ser distritos por falta de recursos para sustentar a máquina pública e consequentemente a autonomia política. Ele lembra que a maioria das cidades do estado sobrevivem com repasses de recursos estaduais e federais, uma vez que a capacidade de arrecadação é baixíssima.

"Sabemos que tem 1500 municípios no Brasil que podem acabar, porque não têm condições de caminhar com as próprias pernas. Em Mato Grosso, tem 35 municípios que podem voltar a virar distritos, porque não conseguem caminhar com as próprias pernas. É um ou outro município de Mato Grosso que consegue sobreviver com a própria arrecadação. A grande maioria vive de repasses estaduais e federais", disse o conselheiro no dia em que foi eleito para a presidência do TCE, na terça-feira (7).

Sérgio Ricardo ainda avaliou o cenário de desigualdades entre as cidades e o alto índice de pessoas inscritas em programas de benefício social. "Mato Grosso é um estado com muitas desigualdades. Nós temos 141 municípios hoje e temos muitas desigualdades, com cidades riquíssimas e outras muito pobres. Temos praticamente 900 mil pessoas, mais de 23% da população do estado, inscritas em programas do governo, como Bolsa Família. Somos um estado rico, mas temos muita gente muito pobre em Mato Grosso".

Por fim, lembrou que o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra em números os efeitos da falta de oportunidade nos municípios mato-grossenses. "O último censo do IBGE mostrou que 51 municípios de Mato Grosso perderam população, ou seja, 30% dos municípios perderam gente, as pessoas foram embora buscar outras alternativas. Há cidades como Araguainha, que há 10 anos tinha 1400 habitantes e hoje tem 900. Então os municípios precisam buscar caminhos e o grande segredo está no gestor, que precisa fazer a aplicação correta do dinheiro público", disse.

"Quando o dinheiro público não é aplicado perfeitamente, corretamente, quem sofre é o povo: falta escola de qualidade, morre gente na fila à espera de uma cirurgia, morre gente nas estradas, porque elas são ruins, não há segurança e não há transporte de qualidade.As pessoas ficam sem perspectivas porque as cidades não têm alternativas de geração de emprego porque não tem os investimentos devidos na infraestrutura", acrescentou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet