Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:22:16
informe o texto

Notícias / Geral

09/11/2023 às 19:54

MONITORAMENTO

Em MT, 42 municípios estão em situação crítica quanto à cobertura vacinal de crianças e adolescentes

Conforme o relatório, muitas cidades apresentam cobertura vacinal muito abaixo da linha vermelha

Luíza Vieira

Em MT, 42 municípios estão em situação crítica quanto à cobertura vacinal de crianças e adolescentes

Foto: Reprodução SES-MT

O Projeto Vacinômetro, realizado por meio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que efetua um monitoramento do quadro vacinal no estado, aponta  que 42 municípios de Mato Grosso apresentam estado crítico quanto à vacinação de crianças e adolescentes. Conforme o relatório, muitas cidades apresentam cobertura vacinal muito abaixo da linha vermelha.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, há um parâmetro medido por uma taxa de vacinação que avalia a efetividade dos municípios quanto ao quadro vacinal, o qual determina que cidades com valor igual ou acima de 95, estão verdes e com bom desempenho. Entre 75 e 95, é considerado amarelo e alerta para melhorias. Enquanto os abaixo de 75  estão classificados em vermelho, situação que enquadra 42 cidades mato-grossenses, incluindo a Capital.

Uma das piores coberturas registradas é de Varicela, popularmente conhecida como catapora, entre os piores municípios do ranking está São pedro da Cipa com apenas 7,1 de cobertura vacinal, Cuiabá conta com taxa igual a 37,8 e também está entre as piores. Acesse o documento completo aqui.

Coordenador do Vacinômetro, o procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira ressalta que a falta de informações tem culminado com a relativização da importância das vacinas. Ele reforça que monitoramento tem por objetivo dar subsídios aos promotores e promotoras de Justiça para que atuem junto ao poder público local para elevar os índices de vacinação entre crianças, adolescentes e idosos. O procurador destaca a importância de sensibilizar a população sobre a eficácia das vacinas.

“A polarização e a ideologização na pandemia da Covid reforçaram a falsa informação de que a vacina é prejudicial à saúde. Precisamos, urgentemente, reverter esta percepção equivocada para que volte a prevalecer a cultura da prevenção e valorização dos avanços da ciência, principalmente em relação à importância das vacinas”, afirmou o titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico.

O projeto registrou a cobertura vacinal em setembro entre crianças menores de 2 anos em relação aos imunizantes BCG, rotavírus, menigococo C, pentavalente, pneumocócica, poliomielite, febre amarela, hepatite A, tríplice viral e varicela. 2. E, em maio, com adolescentes, em relação aos imunizantes HPV.

 
Com Assessoria MP-MT
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet