Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
07:44:37
informe o texto

Notícias / Política

13/11/2023 às 17:09

JUSTIFICATIVA PARA ATRASOS

Secretário afirma que burocracia gerada pela Operação Espelho influenciou nos atrasos de servidores da saúde

De acordo com Gilberto Figueiredo, desde a deflagração da operação, os fiscais de contrato passaram a analisar com mais cuidado tudo que estão assinando

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Secretário afirma que burocracia gerada pela Operação Espelho influenciou nos atrasos de servidores da saúde

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

O secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo (União) afirma que a paralisação de determinados serviços em unidades de saúde do Estado é reflexo da burocratização do setor, ocasionada pela Operação Espelho, que investiga um possível esquema de corrupção na saúde de Mato Grosso. A justificativa foi apresentada durante audiência realizada na tarde desta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa.
 
O integrante do primeiro escalão estadual diz que o pagamento dos prestadores de serviços está atrasando devido a essa investigação. Isso, porque os fiscais de contrato estão analisando todos os pagamentos de forma mais cuidadosa, tendo até mesmo identificado inconsistências nos relatórios de plantões hospitalares.
 
“Esse fato [a Operação Espelho] fez com que os órgãos de controle passassem a fazer anotações que nos levaram a melhorar e aperfeiçoar o nosso sistema de controle. E logicamente que, gato escaldado tem medo de água fria, os nossos fiscais de contrato passaram a ter muito medo daquilo que estão atestando. [...] Então isso gerou, por parte de todos, um receio, uma rigorosidade maior da avaliação, o que também tem consumido mais tempo do que normalmente possuíam”, disse o secretário.
 
De acordo com ele, essa análise mais criteriosa fez com que diversas inconsistências fossem detectadas. Entre elas, a anotação equivocada da carga horária de plantões por parte dos médicos.
 
Gilberto explica que médicos atestavam ter realizado 10 dias consecutivos de plantões de 24 horas. “É como se ele não tivesse dormido nem um minuto. Então essa é uma fragilidade encontrada em que alguns fiscais passavam por cima disso, mas à luz dos apontamentos realizados pelos órgãos de controle não poderia passar. Então nós passamos a exigir dos nossos fiscais, dos nossos diretores, uma atenção maior em cima de fatos dessa natureza”, completou.
 
O secretário foi convocado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso na tarde desta segunda-feira (13) para prestar esclarecimentos acerca da suspensão de atendimento aos pacientes dos hospitais regionais do estado e na Santa Casa. Outra pauta da audiência foi esclarecer os atrasos nos pagamentos dos prestadores de serviço nas unidades hospitalares.
 
O atraso nos pagamentos dos prestadores da saúde é um imbróglio que se estende há algum tempo. Na semana retrasada, a Secretaria de Estado de Saúde se comprometeu a realizar os pagamentos que não são alvo de questionamentos aos prestadores de serviço da rede estadual. A informação foi prestada ao Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) pelo Grupo de Trabalho criado para tratar da questão.
 
Durante a audiência desta segunda, Gilberto afirmou que o trâmite para realizar os pagamentos é muito demorado, ainda mais quando é identificada alguma inconsistência na prestação dos serviços, o que faz com que o processo retorne a sua origem.
 
“É um processo burocrático que não dá pra fazer como se estivesse administrando uma empresa privada, não é do secretário, não é do governador, nós estamos obrigados a seguir aquilo que a legislação determina”, enfatizou frisando que o Governo do Estado não tem problemas financeiros e/ou orçamentários para efetuar os pagamentos.

“Nosso problema hoje é a burocracia que possa ser assegurada para dar segurança àqueles que atestam. Ninguém quer sair desse cargo e passar o resto da vida respondendo por uma anotação feita, por uma improbidade de pagamento de algum trânsito burocrático”, disse o secretário.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet