Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
09:53:30
informe o texto

Notícias / Geral

25/11/2023 às 08:00

MAIS ACESSADAS

Matrículas nas creches, tiroteio em bar de MT e exoneração de Fávaro são os destaques da semana

As matérias policiais sempre estão no topo da lista, mas, desta vez, a política 'bombou' e movimentou tanto o cenário estadual quanto nacional

Karine Arruda

Matrículas nas creches, tiroteio em bar de MT e exoneração de Fávaro são os destaques da semana

Foto: Montagem/Leiagora

O fim de ano está chegando e com ele vem a preocupação de muitos pais ou responsáveis sobre o período de matrícula nas escolas. Algumas instituições, sejam elas públicas ou privadas, já começaram as movimentações. Nesse ponto, as creches também têm se preparado, inclusive as regionais, que já iniciaram as inscrições.

A solicitação de matrícula no berçário para o próximo ano letivo começou na última semana, entre os dias 21 e 24 de novembro. O assunto chamou atenção dos pais, responsáveis e população geral, fazendo com que esse tema tomasse a frente das demais notícias e se tornasse o destaque semanal no Leiagora.

Além dele, as matérias policiais sempre têm seu lugar reservado entre as mais acessadas. Nessa semana, o caso de destaque envolveu um jovem de 25 anos que foi assassinado com vários tiros na cabeça em um bar no interior de Mato Grosso. A vítima foi atingida pelas costas.

Outra notícia que também não ficou para trás e 'bombou' a editoria de política foi a exoneração do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Ele pediu para ser exonerado do cargo com intuito de participar de votações no Senado. O anúncio foi feito no Diário Oficial da União, no dia 22 de novembro.

Esses foram apenas alguns dos destaques semanais. Confira abaixo as 10 matérias mais lidas do Leiagora.

1 - Solicitação de matrícula para alunos novos em creches inicia nesta terça e pais devem ter CPF da criança

O período de solicitação de matrículas para o ano letivo de 2024 começou no dia 21 de novembro para os estudantes novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. De acordo com o calendário, nos dias 21 e 22 de novembro, as matrículas foram abertas para unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste, e nos dias 23 e 24 de novembro para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Sul e Oeste.

2 - Edna emite ‘nota de escurecimento’ para anunciar que Cireia cancelou agenda da Semana da Consciência Negra

Recentemente, quando ainda estava com o mandato cassado, a vereadora Edna Sampaio (PT) usou as redes sociais para anunciar que o suplente que havia assumido a vaga, Robinson Cireia, não cumpriu com um acordo que teria firmado com ela, ocasionando o cancelamento da agenda de programações previstas para a Semana da Consciência Negra. O comunicado chamou ainda mais atenção ao ser feito por meio do que Edna intitulou de “nota de escurecimento”.

3 - Max aposta em PEC que põe fim à reeleição na Mesa Diretora para evitar judicializações

O deputado estadual Max Russi (PSB) defende uma normatização da Constituição Estadual, a fim de que discussões internas da Assembleia Legislativa não parem no Supremo Tribunal Federal (STF). O socialista se refere, especificamente, à eleição da Mesa Diretora do Legislativo Estadual. O parlamentar também é autor de uma proposta de emenda constitucional (PEC) que visa proibir a reeleição ao mesmo cargo.

4 - 'Ele está voltando a ser o galinho, na minha opinião', diz Avallone após criticar 'temperamento' de Wilson

Após vários desentendimentos protagonizados entre os deputados estaduais Carlos Avallone (PSDB) e Wilson Santos (PSD), Avallone afirmou que o colega de Parlamento ‘está voltando aos 22 anos’ e ‘voltando a ser o galinho’, dado o seu temperamento em meio à atuação como parlamentar. O apontamento foi feito durante uma entrevista dada ao Agora na Capital, no dia 13 de novembro.

5 - Vídeo | Câmera registra Dom Wagner esbarrando em mulher que alegou ter sido 'encoxada'

Uma câmera de segurança registrou o momento em que Wagner Hilton do Carmo, 44 anos, mais conhecido como Dom Wagner, esbarrou em uma mulher que alegou ter sido ‘encoxada’ por ele. O caso aconteceu no dia 14 deste mês, ocasião em que o influencer acabou sendo preso por importunação sexual. A vítima havia relatado aos policiais que foi encoxada pelo “Rei do Pacote” no momento em que ele saia de uma agência bancária.

6 - Estudante de 17 anos é estuprado em terreno baldio após sair da escola

Um adolescente de 17 anos foi estuprado em um terreno baldio após sair da escola, no bairro Jardim Morumbi, em Rondonópolis (a 216 km de Cuiabá). Conforme a Polícia Militar, a guarnição foi acionada por volta de 00h30 do dia 21 de novembro para comparecer na unidade de pronto atendimento da cidade, onde teria dado entrada uma vítima de violência sexual. Ao chegarem no local, o rapaz relatou que estava saindo da escola quando foi surpreendido por um homem, que em posse de uma faca puxou a vítima para um terreno baldio e a estuprou.

7 - LOA de 2024 deve retornar para Assembleia na próxima semana

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 deverá retornar à Assembleia Legislativa até a próxima semana, é o que garante o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União). A peça havia sido devolvida pelos deputados que queriam inserir já no plano o aumento dos valores das emendas parlamentares, que passariam de 1,2% da receita corrente líquida para 2%.

8 - Corpo em decomposição é encontrado próximo à antiga praça de pedágio

O corpo de um homem, não identificado, foi encontrado em estado de decomposição próximo à antiga praça de pedágio, no município de Nova Mutum (a 238 km de Cuiabá). Conforme a Polícia Civil, a equipe foi acionada para atender uma ocorrência de encontro de cadáver em uma região de mata no dia 21 de novembro. O corpo estava em estado de decomposição e aparentava ser do sexo masculino.

9 - Jovem é morto com vários tiros na cabeça em bar de MT

Um jovem de 25 anos, identificado como Geovan Feliciano de Oliveira, foi morto com vários tiros na cabeça em um bar no município de Nova Mutum (a 238 km de Cuiabá). Conforme a Polícia Civil, o jovem estava no local quando por volta das 23h40 do dia 21 de novembro, o suspeito chegou por trás e desferiu vários disparos de arma de fogo contra ele.

10 - Carlos Fávaro é exonerado da Agricultura para votações no Senado

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi exonerado do cargo para participar de votações no Senado. A demissão foi publicada na manhã do dia 22 de novembro, no Diário Oficial da União. No documento assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a exoneração foi a pedido.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet