Cuiabá, sexta-feira, 10/05/2024
10:38:46
informe o texto

Notícias / Política

15/12/2023 às 12:12

VITÓRIA DO AGRO

Mauro comemora derrubada do veto do Marco Temporal e diz que medida evita conflitos agrários

Entre os deputados federais, o placar foi de 321 a 137 pela derrubada. Já no senado, 52 votaram pela derrubada e 19 a favor da manutenção do veto

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Gabriella Arantes

Mauro comemora derrubada do veto do Marco Temporal e diz que medida evita conflitos agrários

Foto: Gabriella Arantes / Leiagora

O governador Mauro Mendes (União) avaliou como positiva a derrubada do veto do presidente Lula (PT) a trechos da lei que institui o Marco Temporal na demarcação de terras indígenas em todo o Brasil. Para o chefe do Executivo estadual, a lei aprovada pelos deputados e senadores traz uma segurança jurídica no campo e tem o poder de evitar a escalada de conflitos agrários.
 
“O veto do Marco Temporal ia criar uma insegurança jurídica gigantesca no Brasil. Nós iríamos abrir conflitos agrários em diversas regiões e transformar o país em 30% de reserva indígena, o que é inimaginável na atual realidade já que os índios não estão querendo mais terra, eles querem dignidade, querem trabalhar, querem condições de prosperar na sua cultura, na preservação, mas com qualidade de vida e não mais terra porque não é necessário”, afirmou o governador durante conversa com a imprensa na noite dessa quinta-feira (14).
 
Em sessão conjunta nesta quinta, o Congresso Nacional derrubou os vetos feitos pelo presidente Lula à lei que estabelece o Marco Temporal na demarcação de terras indígenas. Entre os deputados federais, o placar foi de 321 a 137 pela derrubada. Já no senado, 52 votaram pela derrubada e 19 a favor da manutenção do veto.


Os índios não estão querendo mais terra, eles querem dignidade, querem trabalhar, querem condições de prosperar na sua cultura

 
Dos 11 parlamentares da bancada federal de Mato Grosso, 10 votaram pela derrubada dos vetos do Marco Temporal, desde os opositores ferrenhos, como coronel Assis (União) e Abilio Brunini (PL), passando pelos independentes, como o senador Jayme Campos (União), a até o senador Carlos Fávaro (PSD), que faz parte da gestão Lula (PT) e deve retornar ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na próxima semana.

Dentre os 3 senadores e 8 deputados federais, o único parlamentar de MT a votar a favor da manutenção dos vetos foi o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), que é vice-líder do governo Federal.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet