Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
01:22:04
informe o texto

Notícias / Polícia

30/12/2023 às 12:18

RELEMBRE

Retrospectiva 2023: casos de agressões contra crianças e adolescentes em condomínios, creches e escola revoltam população

O número de agressões contra crianças e adolescentes em Mato Grosso aumentou quase 12% neste ano

Eloany Nascimento

Retrospectiva 2023: casos de agressões contra crianças e adolescentes em condomínios, creches e escola revoltam população

Foto: Reprodução

Durante o ano de 2023, várias notícias sobre agressões contra crianças e adolescentes geraram revolta entre os mato-grossenses. Dentre os principais casos noticiados pelo Leiagora, estão os que ocorreram em dois condomínios de Cuiabá. Entre as vítimas estão uma menina de 11 anos que levou um tapa no rosto enquanto brincava na quadra e um menino autista de 5 anos que foi agredido na cabeça em uma brinquedoteca.

Os casos foram registrados e investigados pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) e fazem parte da estatística de ocorrências por lesão corporal registradas em Mato Grosso.

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), mostraram que o número de agressões contra crianças e adolescentes em Mato Grosso aumentou quase 12% em 2023. O valor é referente ao mês de janeiro a novembro deste ano em comparação com o mesmo período em 2022. Os dados correspondem ao número de ocorrências de lesão corporal envolvendo menores de 18 anos. 

No relatório, é possível ver que somente neste ano foram registradas 979 ocorrências com vítimas de crianças de até 11 anos, 24% a mais do que janeiro a novembro de 2022.  Já em situações envolvendo adolescentes de 12 a 17 anos, foi notado um aumento de 5%, sendo 1399 ocorrências de lesões corporais. 

No entanto, apesar do número expressivo não há uma especificação se as ocorrências são da mesma tipificação dos crimes ocorridos nos condomínios, entre outros casos como agressões em berçários, creches e escolas.

Relembre os casos de agressões contra crianças e adolescentes em 2023:
 
1 - Donos de berçário são presos por torturar, agredir e ameaçar bebês e crianças

Um casal de proprietários de um hotelzinho e berçário infantil foi preso  em abril após ser denunciado por torturar, agredir e ameaçar bebês e crianças que ficavam sob os cuidados da unidade. 

O estabelecimento do casal funcionava como um hotelzinho e berçário para atendimento a crianças entre 0 a 5 anos de idade, no centro da cidade de Sorriso. 

Conforme os denunciantes as crianças eram agredidas com tapas nas nádegas e na boca, mordidas, puxões, golpes com raquetes, empurrões e beliscões contra as vítimas, com o intuito de 'disciplinar' as crianças.

2-  Mulher dá tapa no rosto de criança de 11 anos em condominío de Cuiabá

O vídeo de uma mulher agredindo uma criança de 11 anos com um tapa no rosto repercutiu nas redes sociais em agosto, no Dia dos Pais. A agressão teria sido motivada por uma confusão entre o filho da agressora e o irmão da vítima, de 7 anos. 

O caso ocorreu na quadra do condomínio Piazza de Napoli, em Cuiabá. Imagens do circuito interno de segurança registraram o momento em que a suspeita chega no local e desfere um tapa forte no rosto da criança.

3- Após menino autista ser agredido em brinquedoteca, mãe exige rigor da lei contra agressor e não aceita desculpas

Um menino autista de 5 anos foi agredido por um homem com tapas na cabeça enquanto brincava em uma brinquedoteca do condomínio Residencial Parque Pantanal, em Cuiabá. A violência foi registrada pelas câmeras de segurança e a mãe da vítima registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal. O caso também ocorreu em agosto.

4- Mãe denuncia creche após filha de 1 ano e 4 meses aparecer com mordidas pelo corpo

Uma mãe abriu um boletim de ocorrência, na segunda-feira (2), após se deparar com várias mordidas no corpo da filha de 1 ano e 4 meses, que tinha acabado de voltar da creche. O caso aconteceu em outro, em um berçário particular, no bairro Morada da Serra, em Cuiabá.

A mãe contou à polícia que a filha estaria na creche quando foi mordida por uma outra criança e que os fatos aconteceram porque ambas teriam sido deixadas sozinhas.

5 - 'Minha filha poderia ter morrido', diz pai de menina de 1 ano que foi espancada e mordida 17 vezes em creche

O pai de uma menina de 1 ano e 4 meses denunciou um berçário por tortura psicológicas e imprudência. A criança foi mordida 17 vezes e espancada na cabeça em uma creche, em Cuiabá.

Outra questão levantada por ele, é sobre relatos de um castigo em que a filha mais velha temia, o chamado “cadeirão”, em que as crianças que fizessem ‘birra’ seriam colocadas em uma cadeira alta, onde não conseguiriam descer, como forma de punição.


6- A vítima ficou com lesões no rosto, pescoço e cabeça

Um homem, 33 anos, foi preso por agredir várias vezes o filho de 4 anos na noite 19 de novembro, em Várzea Grande. A vítima ficou com lesões no rosto, pescoço e cabeça.

O caso foi denunciado por uma mulher que entrou em contato com guarnição da Polícia Militar uma situação de maus-tratos onde o pai  havia agredido seu filho. 

7- Após sequência de agressões, adolescente de 12 anos é encontrado desacordado em banheiro de escola em Cuiabá

Um adolescente de 12 anos foi encontrado desacordado dentro do banheiro da escola estadual Leonidas Antero de Matos, situada na região da Morada da Serra, em Cuiabá. O menor teria sido agredido por um aluno da mesma escola, de 13 anos, no dia 4 de dezembro.

O suspeito de agredir a vítima confessou a ação e o caso passa a ser investigado pela delegacia especializada.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet