Cuiabá, domingo, 28/04/2024
08:22:10
informe o texto

Notícias / Política

16/01/2024 às 09:20

DESOBEDECERAM À ORIENTAÇÃO

Vídeo | Avallone anuncia expulsão de dois vereadores do PSDB e diz não compactuar com machismo

Os parlamentares votaram pela cassação da vereadora Fabiana, de Chapada dos Guimarães, e podem perder o mandato com a punição

Alline Marques

<Font color=Orange> Vídeo </font color> | Avallone anuncia expulsão de dois vereadores do PSDB e diz não compactuar com machismo

Foto: Angelo Varela / ALMT

O deputado estadual Carlos Avallone, presidente do PSDB em Mato Grosso, anunciou nessa segunda-feira (15) a expulsão de dois vereadores de Chapada dos Guimarães que votaram pela cassação de Fabiana Advogada. A parlamentar tem sido alvo de ofensas machistas do secretário de Governo, Gilberto Melo, ex-prefeito cassado do município. 

Avallone usou as redes sociais para anunciar seu posicionamento com relação aos vereadores e deixou claro que o partido não compactua com o machismo e a violência de gênero na política. Os parlamentares em questão são Cacilda Benedita de Siqueira e Jamirson Alves Murtinho. Com a expulsão, ambos os parlamentares também devem sofrer com a perda do mandato, uma vez que o cargo pertence ao partido. 

“Estamos encaminhando a expulsão de dois vereadores de Chapada dos Guimarães que votaram pela injusta cassação da vereadora Fabiana, vítima de ofensas machistas de um secretário municipal. Chapada assistiu atitudes machistas de um secretário da Prefeitura de Chapada, que atacou de forma absurda a vereadora Fabiana que já havia sido cassada, em uma atitude também absurda da Câmara”, declarou o deputado. 

Avallone aproveita para fazer um chamamento à cidade: “Chapada não pode aceitar atitudes machistas”. O parlamentar destaca que tem atuado para garantir apoio às mulheres, dando espaço a elas, atuando como vice-presidente da Procuradoria da Mulher, na Assembleia Legislativa, além de ter criado o “orçamento mulher”, que busca recursos para políticas voltadas às mulheres. Por fim, o deputado ainda deixa seu apoio a Fabiana. 

Entenda o caso 

A vereadora Fabiana Nascimento (PTB) foi alvo de um processo de cassação na Câmara de Chapada dos Guimarães, no qual é acusada de ter atuado como advogada em processos contra a Prefeitura, o que é proibido pela Lei Orgânica do Município. No dia 22 de dezembro, após três dias de sessão, a parlamentar perdeu o mandato por 9 votos a 2. Ela contou com o apoio apenas do vereador Dudu (PSDB). 

No entanto, Fabiana conseguiu suspender a sessão na Justiça. A Câmara então chegou a marcar nova sessão, mas acabou sendo adiada também por determinação judicial. A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro suspendeu o processo até o julgamento de mérito do recurso interposto pela parlamentar. 

Ocorre que o processo, que é político, também é uma represália à atuação de Fabiana, que deixou a situação para fazer oposição à gestão do atual prefeito Osmar Froner (MDB). Quem tem tomado à frente dessa briga é o secretário de Governo, Gilberto Mello, autor da denúncia que gerou a cassação da parlamentar. 

Mello já foi prefeito de Chapada entre 2005 e 2008 e acabou condenado por improbidade administrativa na Justiça Federal, ficando inelegível, o que gerou o indeferimento da candidatura dele para prefeito em 2020 e para deputado estadual em 2022. O secretário chegou a ser afastado do cargo em 2021 por ser considerado ficha suja. No entanto, a inelegibilidade venceu em novembro de 2022, e com isso ele retornou ao cargo. 

Na semana passada, o clima esquentou e Gilberto acabou fazendo críticas à Fabiana em um grupo de whatsapp com conotações machistas o que acabou gerando uma nota de repúdio por parte da Associação Nacional da Advocacia Criminal de Mato Grosso (Anacrim-MT). O secretário comentou que a vereador utilizou de “apetrechos femininos” para conseguir uma decisão favorável que adiou a votação na Câmara. Ele ainda comentou que não iria falar com a parlamentar porque “não se mistura com merda”.

Veja a íntegra da nota da Anacrim

"A Associação Nacional da Advocacia Criminal em Mato Grosso (Anacrim-MT) vem expressar profundo repúdio as falas com caráter misógino enviadas pelo Secretário de Governo Municipal e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Schwarz Mello, em um grupo no aplicativo WhatsApp, que em total desrespeito e em uma conduta reprovável ao que se espera de um agente público, atribuiu falsamente à advogada Dra. Fabiana Nascimento de Souza, que também é vereadora naquele município, ato vil e escuso, inclusive insinuando falsamente possíveis facilidades na obtenção de decisões judiciais com membro do TJMT por conta de estar usando "apetrechos femininos", ficando dessa forma caracterizado a pratica de violência de gênero contra a mesma.

Não temos palavras para expressar a nossa indignação com o covarde machismo institucional que em pleno 2024 ainda promove ataques como esse contra uma mulher, advogada e vereadora.

Dessa feita a Anacrim -MT exige respeito das autoridades constituídas com as mulheres, proclamando ainda por se tratar de advogada, o artigo 133 da Constituição Federal e desde já se coloca à disposição para somar esforços em prol de uma sociedade pacífica e justa, pois é esta nossa missão institucional."


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Carlos Avallone (@carlosavalloneoficial)

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet