Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:40:57
informe o texto

Notícias / Política

21/03/2024 às 16:08

MATÉRIA VENCIDA

Jayme antecipa que caso Lula não sancione projeto que proíbe ‘saidinhas’ de presos, veto será derrubado no Congresso

Senador por Mato Grosso garantiu que é inadmissível que o Brasil contribua para a criminalidade ocorrida durante saída temporária

Amanda Garcia e Jardel P. Arruda

Jayme antecipa que caso Lula não sancione projeto que proíbe ‘saidinhas’ de presos, veto será derrubado no Congresso

Foto: Foto: Câmara Federal

O senador Jayme Campos (União Brasil) comentou sobre o projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas, aprovado na Câmara Federal e antecipou que, caso a pauta não seja sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), o veto será facilmente derrubado no Congresso Nacional. Para Jayme, a pauta é ‘matéria vencida’.

“É inadmissível que esses presos sejam liberados para essas saidinhas e vão praticar crimes. Isso já está aprovado, é matéria vencida, não podemos retroceder, se o Lula vetar o Congresso derruba”, disse à imprensa nesta quinta-feira (21).

O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (20). A proposta já havia passado pela análise da Casa, mas voltou à votação em Plenário porque sofreu modificações no Senado e agora será encaminhada à sanção presidencial.

A legislação atual prevê a saída temporária, conhecida como “saidinha”, para condenados no regime semiaberto. Eles podem deixar a prisão cinco vezes ao ano para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

Em Mato Grosso, o projeto não irá afetar a execução penal realizada, conforme o juiz da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, Geraldo Fidélis. Já que no estado, o ‘benefício’ do regime semiaberto, não é adotado.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet