Cuiabá, quinta-feira, 18/07/2024
14:18:44
informe o texto

Notícias / Política

01/04/2024 às 12:38

FIM DO SONHO

​TCU publica acórdão e valida concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Corte rejeitou pedido da MT PAR para cancelar licitação vencida pela Parque Tur

Jardel P. Arruda

​TCU publica acórdão e valida concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Foto: To de passagem

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou acórdão que rejeita o requerimento da MT Participações (MT PAR) para suspender a licitação dos serviços de apoio à visitação turística do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, vencida pela Parque Tur. O processo foi relatado pelo ministro Ministro Vital do Rêgo.

O documento foi publicado no dia 27 de março e uma cópia foi encaminhada ao Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), o responsável pela administração da unidade, para dar seguimento aos trâmites para que os aparelhos turísticos do Parque Nacional sejam concedidos.

A publicação do acórdão foi comemorada pela Advocacia Geral da União (AGU). No site do órgão, matéria da imprensa oficial afirma que a atuação da AGU garante a continuidade dos procedimentos de contratação de empresa que deverá investir, inicialmente, R$ 18 milhões em infraestrutura.

O procurador federal Gustavo Maia Pereira, da SUBCONSU/PGF, explica que a concessão já tinha sido avaliada e aprovada anteriormente pelo TCU, de modo que a atuação da AGU procurou demonstrar que não houve nenhuma alteração na modelagem da licitação, exigindo da Corte de Contas, assim, que decidisse com coerência e previsibilidade. 

A publicação representa uma derrota para o governo do Estado, que tentou anular a licitação e alcançar a estadualização do parque. O argumento do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), era a garantia do investimento de R$ 200 milhões ao longo dos 30 anos. 

Para ele, Chapada dos Guimarães faz parte de um plano estratégico de alavancar o turismo em Mato Grosso. A administração estadual do parque seria o segundo passo, após a construção do Parque Novo Mato Grosso, às margens da rodovia estadual Emanuel Pinheiro, a MT-251, que liga Cuiabá a cidade serrana.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Antonio Silva 02/04/2024 às 00:00

    Parabéns a excelente equipe técnica da MTPAR que comeu barriga nesse certame. Parabéns irmão do joreu pela competência de nada . Bom é licitardes o capote nos órgãos de controle e encher a estatal de amigo e fazer PPP com o ar . Governador nessa hora finge que não é com ele né.

 
Sitevip Internet