Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
22:53:55
informe o texto

Notícias / Política

03/04/2024 às 18:03

AGORA VAI

Túnel não Portão do Inferno não seria aceito pelo Ibama, afirma Avallone

Para ele, o retaludamento do paredão foi a melhor saída para a solução definitiva

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Túnel não Portão do Inferno não seria aceito pelo Ibama, afirma Avallone

Foto: AL / MT

O deputado estadual Carlos Avallano (PSDB) acredita que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recusaria a licença ambiental, caso a obra sugerida para resolver o problema do Portão do Inferno, na MT-251, fosse a construção de um túnel. O tucano, esteve presente na reunião desta terça-feira (2) em Brasília, afirma que o presidente da autarquia, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça, deixou isso claro.
 
“Pela reação do presidente do Ibama, ele falou assim: ‘Se fosse túnel, era impossível’. Se tivéssemos ido com proposta de túnel, nós teríamos um parecer negativo de cara. Ele entende que o arenito não tem suporte para túnel”, afirmou o parlamentar nesta quarta (3).
 
Nesta terça, o governador Mauro Mendes (União) e lideranças políticas de Mato Grosso se reuniram com o presidente do Ibama para apresentar a proposta definitiva para solucionar os problemas estruturais na região do Portão do Inferno, na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
 
Na oportunidade, Rodrigo Antônio prometeu dar celeridade na analise do projeto para a emissão da licença ambiental, e ainda disse que vai pessoalmente ao Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) tentar conseguir a autorização para garantir o início das obras.
 
O projeto escolhido pela  Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra)  foi o de retaludamento do paredão que consiste em um processo de terraplanagem com cortes e destruição das pedras. Para que as obras possam começar, a empresa responsável precisa conseguir a autorização do Ibama e do ICMBio.
 
De acordo com Avallone, o governo do estado tinha 10 projetos prontos, sendo que três deles seriam de construção de um túnel no local. desta forma, ele acredita que o retaludamento foi a melhor saída.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet