Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
18:06:05
informe o texto

Notícias / Política

08/04/2024 às 13:04

REFORÇO

Após janela, União emplaca maior bancada na Câmara de Cuiabá e MDB, PP e PSDB aumentar representatividade

O Cidadania, o PDT e o PRD, por sua vez, devem ficar sem representatividade no Legislativo Cuiabano

Kamila Arruda

Após janela, União emplaca maior bancada na Câmara de Cuiabá e MDB, PP e PSDB aumentar representatividade

Foto: Câmara de Cuiabá

A janela partidária refletiuá diretamente na formação das bancadas na Câmara de Cuiabá na atual legislatura. Isso porque com o troca-troca de partidos, algumas agremiações ficaram sem representantes na Casa de Leis, e outras conseguiram aumentar o número de vereadores.
 
O Cidadania, o PDT e o PRD, por exemplo, fiaram sem nenhum representante no Legislativo Cuiabano. Até então, o Cidadania contava com dois parlamentares: Rodrigo Arruda e Felipe Corrêa. Ambos abandonaram a sigla migrando para o PSDB e PL, respectivamente.
 
A situação do ‘novo’ tucano, contudo, não deve mudar muito, uma vez que o Cidadania é federado ao PSDB e ambos deverão disputar a eleição proporcional deste ano na mesma chapa.
 
Já o PDT tinha apenas Lilo como vereador. A intenção do parlamentar não era deixar a agremiação, mas uma articulação nacional colocou o partido nas mãos do deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB).
 
Isso deve fazer com que a legenda apoie o projeto majoritário da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), e Lilo defende o deputado estadual Eduardo Botelho (União) para prefeito de Cuiabá.

Já o PRD, que nasceu da fusão do Patriotas com o PTB, perdeu os seus dois vereadores na Capital. Kássio Coelho deixou a sigla e se filiou ao Podemos, e o vereador Adevair Cabral optou por migrar para o Solidariedade.
 
Além desses partidos que ficaram sem representatividade na Câmara Municipal, há as agremiações que perderam integrantes com a janela partidária.
 
O Podemos, por exemplo, saiu de uma bancada de dois vereadores para apenas um. A agremiação contava com os vereadores Dilemário Alencar e Wilson Kero Kero. Eles deixaram o partido e se filiaram ao União Brasil e PMB, respectivamente.

Por outro lado, ganhou a adesão de Kássio, ficando com apenas um representate no Parlamento Municipal.
 
O Republicanos também perdeu um integrante de sua bancada na Casa de Leis. O partido contava com três representantes até o início da janela partidária, quando Luiz Fernando optou por trocar a legenda pelo União Brasil. Com isso, a sigla passa a ter apenas Maysa Leão e Eduardo Magalhães como representantes no Legislativo.

Por fim, quem também perdeu um integrante de sua bancada é o Partido Verde (PV). Isso, porque aos 45 minutos do segundo tempo o vereador Paulo Henrique abandonou a legenda e se filiou ao MDB. Com isso, o PV ficou apenas com os vereadores Mario Nadaf e Marcus Brito Junior.
 
Por outro lado, o União passa a ser a maior bancada do Legislativo com quatro vereadores. A legenda contava apenas com Cezinha Nascimento e Michelly Alencar, mas além de Luiz Fernando, também recebeu a adesão de Dilemário.
 
Já o MDB e PSDB fechou a janela com um saldo positivo, pois conseguiram aumentar suas bancadas para tres vereadores casa. A agremiação tucana tinha apenas o vereador Renivaldo Nascimento e recebeu a filiação dos vereadores Rodrigo Arruda e Sá e Rogério Varanda.
 

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), por sua vez, perdeu o vereador Rogério Varanda, mas ganhou a adesão do vereador Marcrean Santos, que fará coro com o emedebista Sargento Vidal na Câmara de Cuiabá.

Outros partidos que também aumentarão a sua bancada no Parlamento Municipal é o Progressistas, que passará de um para dois representantes: Demilson Nogueira e o recém-filiado Lilo Pinheiro; e o PMB, que será encabeçado na Casa de Leis pelo vereador Wilson Kero Kero.
 
O PSB, PSD e PT, por sua vez, devem seguir com o mesmo número de integrantes em suas bancadas. O PSB permaneceu com Dídimo Vovô e Sargento Joelson, o PSD com Jefferson Siqueira e o PT com Edna Sampaio.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet