Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
04:44:32
informe o texto

Notícias / Política

06/04/2024 às 12:21

REFLEXO DA ELEIÇÃO

Prefeito oficializa exoneração de Renivaldo, Marcrean e Aluízio Leite do primeiro escalão municipal

As exonerações dos gestores foram publicadas na tarde desta sexta-feira (5) em edição extra da Gazeta Municipal

Kamila Arruda

Prefeito oficializa exoneração de Renivaldo, Marcrean e Aluízio Leite do primeiro escalão municipal

Foto: Reprodução

Apenas três secretários de Cuiabá deixaram a administração municipal por conta da eleição deste ano. Trata-se de Renivaldo Nascimento (PSDB), Marcrean Santos (MDB) e Aluízio Leite (PV). As exonerações dos gestores foram publicadas na tarde desta sexta-feira (5) em edição extra da Gazeta Municipal.
 
Os ex-integrantes do primeiro escalão do Executivo de Cuiabá irão concorrer a eleição para vereador, que ocorre em outubro deste ano.
 
A saída deles do cargo atende a uma exigência da legislação eleitoral, que prevê que secretários que pretendem disputar a eleição proporcional devem se desincompatibilizar de suas funções seis meses antes da data do pleito. Neste ano, a eleição ocorre em 6 de outubro. Diante disso, os gestores tinham até este sábado (6) para efetivar a desincompatibilização.
 
Renivaldo e Marcrean retornam para a Câmara de Cuiabá na próxima semana, tendo em vista que são vereadores de mandato e irão buscar a reeleição neste ano. Eles estavam a frente das Secretarias de Meio Ambiente e Habitação, respectivamente.
 
No Meio Ambiente, o prefeito nomeou, interinamente, a adjunta Ana Paula Morelli para responder pela pasta até que um novo secretário seja definido. Já na Habitação quem passa a chefiar a Secretaria é Wilson Coelho, que deixou a Secretaria de Governo.
 
Com relação a Aluízio Leite, que até ontem (5) respondia pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a sua intenção não era disputar a eleição para vereador, mas sim ajudar na viabilização do projeto majoritário do atual vice-prefeito José Roberto Stopa.
 
Por conta disso, ele deixou o cargo no primeiro escalão municipal. Acontece que, os planos podem mudar, e ele pode ter que reforçar a chapa de vereadores do PV junto a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB). Isso, porque a agremiação perdeu o vereador Paulo Henrique Figueiredo, que deixou o PV e se filiou ao MDB.
 
Com sua saída, quem passa a responder pela pasta de forma interina é Justino Aguiar.
 
Outras exonerações
 
O segundo escalão também registrou algumas exonerações por conta da eleição para vereador neste ano. Entre os que deixaram a administração municipal está Rubens Dias da Silva, que respondia pela secretaria-adjunta da Pessoa com Deficiência; e Edilson Odilon, que comandava a secretaria-adjunta de Governo e Relações Instituições.
 
Efetivações
 
Assim como Wilton Coelho foi efetivado como secretário de Habitação, a edição extra da Gazeta Municipal desta sexta-feira (5) ainda traz a nomeação de Junior Leite como Secretário de Governo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet