Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
22:29:24
informe o texto

Notícias / Política

10/04/2024 às 16:00

SÓ SEMANA QUE VEM

Elizeu pede vista e adia votação de PL que obriga gravação de treinamentos das forças de segurança

O autor da proposta, o deputado Wilson Santos confia que a lei será aprovada e sancionada ainda neste mês

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Elizeu pede vista e adia votação de PL que obriga gravação de treinamentos das forças de segurança

Foto: AL / MT

O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) pediu vistas e conseguiu adiar mais uma vez a votação do projeto de lei que obriga a gravação de áudio e vídeo de todos os treinamentos realizados pelas forças seguranças do estado de Mato Grosso. De autoria do deputado Wilson Santos (PSD), o PL 360/2024 deveria ter sido votado durante a sessão matutina da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (10).
 
Como a proposta tem o mesmo objeto do Decreto Lucas Veloso Peres, de autoria do governador Mauro Mendes (União), Wilson acredita que o PL será aprovado com tranquilidade pelos deputados. Ele vê como natural o pedido de vistas de Eliseu, que foi reconduzido à presidência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia e deseja fazer algumas adequações na lei.
 
“Não há nenhuma distinção, nenhuma diferença do decreto que o governador já baixou. Como o decreto é algo que pode ser, a qualquer momento, removido por vontade, é unilateral, entendemos que a lei é algo mais definitivo, tem mais longevidade, dá mais segurança jurídica”, disse Wilson logo após a sessão desta quarta.
 
O parlamentar espera que a proposta seja votada e sancionada ainda este mês. Lembrando que o governador não se opõe a lei, pois na sua visão, ela reforça a importância da medida.
 
Caso Lucas Veloso Peres
 
Lucas Veloso Peres de 27 anos morreu afogado no mês de fevereiro durante um curso do Corpo de Bombeiros Militar que era realizado na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. Além de Lucas, em 2016 outro estudante do curso de bombeiros morreu após um treino prático: Rodrigo Claro, de 21 anos.
 
Devido a repercussão do caso, o governado Mauro Mendes editou o decreto que levou o nome de Lucas e que obriga a gravação de todos os treinamentos das forças de segurança do estado de Mato Grosso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet