Cuiabá, quarta-feira, 29/05/2024
18:17:31
informe o texto

Notícias / Geral

19/03/2020 às 18:23

MT vai comprar 10 mil kits para testar casos suspeitos de coronavírus

Estado teme falta de testes e diz que é preciso trabalhar com prevenção

Camilla Zeni

MT vai comprar 10 mil kits para testar casos suspeitos de coronavírus

Foto: Secom-MT

O Ministério da Saúde se comprometeu a encaminhar, semanalmente, 500 kits para Mato Grosso testar seus casos suspeitos de infecção por coronavírus (Covid-19). No entanto, com o avanço rápido da doença, o Estado teme que o número possa não ser suficiente. Para se prevenir, o governo pretende adquirir kits extras.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, o número de testes enviados pelo governo federal consegue suprir a demanda atual. Conforme boletim divulgado nesta quinta-feira (19), o estado possui 59 casos suspeitos da doença e nenhum confirmado.

No entanto, Figueiredo acredita que o número de casos possa vir a aumentar significativamente, provocando a falta de kits no Laboratório Central -  que passou a ser o responsável pelos exames a partir de quarta-feira (18).

"Vai depender da quantidade e do progresso de contaminação que acontecer. O Ministério da Saúde está montando um fluxo semanal do encaminhamento de kits, mas vai chegar um determinado momento que nós não vamos mais estar testando todos os casos. Vamos ter que concentrar o acervo de kits existentes naqueles pacientes que já vão estar em internação hospitalar", disse Figueiredo, em transmissão para a imprensa.

Para se prevenir, segundo o secretário, o Estado já se prepara para comprar 10 mil kits a mais, para somarem com aqueles que serão enviados pelo governo. 

"Acreditamos que com isso vamos fazer frente nesse primeiro momento, que tem uma demanda substancial. Mas há uma decisão nacional de que não vai mais se testar todo mundo porque não há mais kits disponíveis", informou.

De acordo com o secretário, a falta de insumos para realizar o teste do vírus é um problema mundial e, por isso, a orientação é trabalhar com a prevenção ao vírus. Ele reforçou as medidas indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pediu que a população respeite a quarentena imposta. 

Saiba como se prevenir contra o vírus:

 
  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite aglomerações se estiver doente;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet