Cuiabá, domingo, 02/06/2024
14:42:28
informe o texto

Notícias / Geral

20/03/2020 às 14:52

Parques fechados, transportes intermunicipais proibidos; confira as novas medidas

O governador Mauro Mendes assinou novo decreto com outras medidas para a prevenção e combate ao avanço do COVID-19

Alline Marques

Parques fechados, transportes intermunicipais proibidos; confira as novas medidas

Foto: Christiano Antonucci

Com a confirmação de um caso de coronavírus em Mato Grosso, os protocolos foram alterados e o governador Mauro Mendes (DEM) assinou novo decreto com outras medidas para a prevenção e combate ao avanço do COVID-19 no estado. Dentre as proibições está fechamento de parques públicos e privados, suspensão dos transportes intermunicipais, e determinou ainda o impedimento de aglomeração de pessoas em eventos públicos e privados, inclusive em feiras, igrejas, reuniões em praças, ginásios, academias, festas.

Outra medida que deve afetar ainda mais a vida da população é o fechamento dos postos de combustíveis aos domingos. Estes estabelecimentos poderão funcionar somente de segunda a sábado, das 7h às 20h.

Apesar de medidas que visam cada vez mais garantir o isolamento, o governador ainda não determinou o fechamento de todos os bares, restaurantes e similares, mas regulamenta a lotação máxima com 50% de sua capacidade, atendendo ao distanciamento mínimo de 1,5m. Esta distância também é autorizada para atividades privadas, desde que sigam também as normas sanitárias de higienização.

Os decretos foram assinados por Mendes no início da tarde desta sexta-feira (20), após reunião com toda a equipe do Gabinete de Situação. A publicação das normativas será feita ainda nesta tarde, via edição extra do Diário Oficial.

“Há algumas semanas estamos tomando medidas para evitar aglomerações e contato social. E agora, como tivemos o primeiro caso confirmado do coronavírus, temos que impor novas medidas restritivas em favor da sociedade mato-grossense. Peço a colaboração de todos e agradeço as empresas, cidadãos e aos nossos servidores que estão colaborando. Precisamos que todos sigam essas normativas para o sucesso no combate à disseminação desse vírus no nosso Estado”, afirmou Mauro Mendes.

Além da proibição do transporte coletivo intermunicipal, o decreto prevê que os municipais e metropolitano, somente poderão funcionar com os passageiros sentados. Já em táxis e em carros de aplicativo, fica proibida a utilização do banco dianteiro do passageiro. A parte interna do veículo deverá ser submetida a assepsia após a finalização de cada corrida.

A Polícia Civil, Militar, Bombeiros e Defesa Civil deverão apoiar os órgãos sanitários e Procon para a aplicação das medidas. E em caso de descumprimento destas normas ensejará aplicação de penalidades administrativas cabíveis, inclusive interdição compulsória dos estabelecimentos.
Apesar da expectativa de que o novo decreto falasse sobre os serviços dos servidores, em texto oficial do governo ainda não saíram novas orientações em relação ao expediente e a aplicação de trabalho remoto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet