Cuiabá, sexta-feira, 29/05/2020
06:07:41
informe o texto

Notícias / Política

29/03/2020 às 10:43

Prefeitura proíbe velório de mortos por coronavírus em Cuiabá

A despedida deverá ser feita no cemitério em ambiente aberto e ventilado

Leiagora

Prefeitura proíbe velório de mortos por coronavírus em Cuiabá

Foto: Gustavo Duarte/Assessoria

Em portaria assinada na sexta-feira (27), o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, determinou a proibição da realização de velórios em casos suspeitos ou confirmados de coronavírus. A portaria Nº 017/2020/SMS, regulamenta ainda como devem ser os procedimentos nas unidades de saúde, hospitais públicos e privados durante os cuidados com os restos mortais, dos óbitos suspeitos ou confirmados.

A prefeitura justifica que a atual situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública.

A portaria descreve como deve ser realizado o trabalho dos profissionais que tiverem contato com os restos mortais. De forma detalhada, explica desde o uso do todos os Equipamentos de Uso Individual (EPIs), preparo do corpo, até o descarte correto dos materiais após a finalização dos procedimentos e medidas de desinfecção.

Em relação aos velórios, a Portaria proíbe a realização no caso de suspeitos ou confirmados de coronavírus. Para estes casos, o corpo deverá ser manuseado no local do óbito e autorizado seu transporte apenas direto ao cemitério ou crematório. Recomenda-se ainda que seja realizada a cremação dos restos mortais.

Em caso de sepultamentos para suspeitos ou confirmados de Covid-19, a urna deverá ser lacrada e a despedida deverá ser feita no cemitério em ambiente aberto e ventilado, podendo ser na presença de no máximo dez pessoas, evitando aglomerações, sem contato com a urna mortuária. Além disso, não é recomendado que pessoas integrantes do grupo de risco compareçam à cerimônia de sepultamento.


“Não foi fácil assinar uma portaria que trata de assuntos tão difíceis, mas infelizmente foi necessário para preservarmos tanto os profissionais que trabalham nesta área e os familiares das vítimas também. Estamos certos de que logo conseguiremos passar essa fase tão difícil, mas por enquanto precisamos nos cercar de todos os cuidados possíveis para evitarmos a propagação desse vírus”, disse o secretário de saúde.

 
Com assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet