Cuiabá, sábado, 18/05/2024
11:59:03
informe o texto

Notícias / Geral

16/04/2020 às 07:30

Hospital São Benedito poderá ser usado de retaguarda para atender casos de coronavírus

O Executivo ainda prepara a UPA Verdão para uma terceira opção no atendimento de casos da Covid-19 prevendo um aumento no número de pacientes.

Kamila Arruda

Hospital São Benedito poderá ser usado de retaguarda para atender casos de coronavírus

Foto: Giuseppe Feltrin

A Prefeitura de Cuiabá já prepara o esvaziamento do Hospital  São Benedito para atender pacientes contaminados pela Covid-19, o novo Coronavírus. A informação foi dada pelo secretario de Saúde do município, Luis Antônio Possas de Carvalho, durante audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (15).

A medida será necessário casa haja o aumento no número de casos, o que é esperado pelo Executivo Municipal. Isto porque, conforme levantamento realizado pela pasta, o pico da doeça na Capital deve ocorrer entre 10 de abril a 20 de maio.

“Desde janeiro estamos trabalhando para conter essa proliferação, que na época era tratada como epidemia. Tomamos a primeira providência em 30 de janeiro como comprar de EPIs e a solicitação de 50 respeitradores. Hoje temos a disosição da população 109 leitos de UTI e 235 leitos de enfermaria, voltados apenas para o atendimento de pessoas acometidas pela Covid”, potuou o gestor.

De acordo com ele, atualmente a rede municipal de saúde possui apenas um paciente e estado crítico, recebendo tratamento na UTI. No entanto, o Executivo já espera  aumento no número de casos e trabalha com a possibilidade de novos cenários.

Atualmente, o atendimento está sendo feito no antigo pronto-scorro da Capital. Conforme o secretário, a unidade de saúde possui 120 leitos de enfermaria, 40 leitos UTI adulto, e 15 pediátrico. Caso o antigo PS não comporte os pacientes, o Hospital São Benedito será utilizado como retaguarda.

Para tanto, a Prefeitura já suspendeu as cirurgias e atendimentos eletivos da unidade de saúde. “Lotou o OS, os pacientes serão regulados para o São Benedito, onde temos 83 leitos clínicos de enfermaria para pacientes moderados e 30 leitos de UTI”, completou o técnico da secretaria de Saude, Ricardo.

De acordo com ele, o Executivo ainda se prepara para um terceiro cenário, que seria a utilização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, a qual foi inaugurada na semana passada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

“Ainda temos a UPA Verdão, que será utilizada em um terceiro cenário, caso haja esse pico da doença em Cuiabá. A unidade  tem a disposição 18 leitos de enfermaria e seis leitos de UTI. Caso haja superlotação, ainda iremos itulizar o espaço física desta mesmo unidade para criar novos leitos de enfermaria e UTI”, finalizou.

A audiência pública foi realizada via plataforma digital a pedido do presidente da Comissão e Saúde do Parlamento Municipal, vereador Ricardo Saad (PSDB). A convocação foi feita para paresentação do relatório do terceiro quadrimestre da saúde de 2019.

Os parlamentares, entretanto, apoveitaram a oportunidade para sanar dúvdas quanto as ações que vem sendo implementadas pelo Executivo Municipal no combate a proliferação do novo Coronavírus na Capital.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet