Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
14:37:00
informe o texto

Notícias / Política

22/06/2020 às 15:30

PEC que regulamenta novas vagas para desembargador em MT é aprovada na AL

Projeto de lei, proposto pelo Tribunal de Justiça, já foi aprovado no mês de maio

Camilla Zeni

PEC que regulamenta novas vagas para desembargador em MT é aprovada na AL

Foto: Assessoria

Por 18 votos a 6 os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovaram em primeira votação a proposta de emenda constitucional que aumenta a composição do pleno do Tribunal de Justiça.

A PEC é de autoria do presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM), e entrou para votação depois que os deputados já aprovaram um projeto de lei garantindo as novas vagas para desembargadores. O objetivo, segundo Botelho, é apenas regularizar a situação na Constituição Estadual.

Atualmente o Tribunal de Justiça conta com 30 desembargadores, sendo que a ideia de aumentar a composição já vem sendo discutida há alguns anos. No fim de fevereiro, então, o pleno do TJ aprovou a criação de novas 9 vagas, e enviou um projeto de lei para a Assembleia. O texto foi aprovado em maio.

Antes de enviar a proposta para a Assembleia, o Tribunal de Justiça consultou o Conselho Nacional de Justiça e teria recebido resposta favorável. A alegação do Tribunal é de que, nos últimos anos, o Judiciário teve aumento exponencial no número de demandas e manteve o mesmo número de desembargadores para analisá-las. 

Alguns magistrados, embora concordassem com a alta demanda, foram contrários ao número de vagas. O desembargador Márcio Vidal, por exemplo, defendeu que a ajuda de mais quatro magistrados seria suficiente. O desembargador Juvenal Pereira também chegou  a se manifestar contrário, garantindo que nove vagas era um exagero.

Apesar das ressalvas, todas as 9 vagas foram aprovadas na Assembleia, assim como 90 vagas para assessores desses novos desembargadores. 

Dos novos postos de magistrados, sabe-se que sete devem ser preenchidos por juízes do Poder Judiciário. As outras duas são destinadas ao chamado quinto constitucional. Assim, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso (OAB-MT) também terão direito a vagas no Pleno. Essas vagas estão deixando bastante movimentados os bastidores do Judiciário.

Saiba mais desse assunto:
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet