Cuiabá, domingo, 28/04/2024
23:53:45
informe o texto

Notícias / Judiciário

04/10/2020 às 16:19

Juiz do TRE explica regras da propaganda eleitoral

Também está entre as condutas vedadas fazer campanha em local público, permitida somente em ruas, praças e passeios públicos.

Eduarda Fernandes

Juiz do TRE explica regras da propaganda eleitoral

Foto: TJMT

No período de campanha eleitoral, há uma série de regras que os candidatos precisam seguir. Em entrevista coletiva concedida na tarde dessa segunda-feira (28), o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e coordenador dos Atos da Propaganda Eleitoral, Lídio Modesto, elencou algumas das condutas vedadas e as exceções.

Dentre as proibições aos candidatos, o magistrado destaca que o candidato que ocupe cargo público ou mesmo o eleitor que for funcionário público, só pode participar de ato de campanha fora do horário de expediente. Também está entre as condutas vedadas fazer campanha em local público, permitida somente em ruas, praças e passeios públicos.

Candidatos podem realizar lives (transmissão ao vivo) nas redes sociais, desde que não ocorra participação de artistas de nenhum segmento, para não correr risco de transformar o ato em um showmício. “Há uma discussão no STF que alterou o artigo 39 da lei das eleições, que proibiu showmício e o mesmo entendimento foi extensivo para as lives. O candidato pode fazer sua própria live particular, mas não pode usar artistas”, pontuou o magistrado.

Confira aqui as regras eleitorais - O que pode ou não pode na eleição? Entenda e saiba como ajudar a fiscalizar

Ainda nas redes sociais, candidatos podem impulsionar suas publicações, desde que contratem diretamente os provedores e apresentem nota fiscal e todos os comprovantes à Justiça Eleitoral. Também é permitido, mesmo aos que buscam a reeleição, usar suas próprias redes para fazer campanha e divulgar seus atos de gestão.

A distribuição de material gráfico está na lista de condutas permitidas. “Ele pode, juntamente com carreata, passeata e comício, até a véspera. O que não pode haver é distribuição no dia da eleição. O derrame é considerado crime. O cara emporcalha os locais públicos depois o coitado que limpa tem que ir lá e limpar. A população tinha que dar uma lição e não votar nesses caras”, comenta Lídio Modesto.

Agentes públicos que tentam se reeleger não podem participar de inauguração de obras públicas, ceder bens da administração para fins eleitorais, propor revisão de remuneração eleitoral, salvo anunciado no ano anterior ou para pagamento no ano seguinte.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet