Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
22:23:15
informe o texto

Notícias / Judiciário

26/02/2021 às 22:16

​Juiz marca audiência para decidir sobre medidas restritivas em Cuiabá e VG

Magistrado considerou pedido do Ministério Público em razão do aumento de casos de covid-19 na região

Camilla Zeni

​Juiz marca audiência para decidir sobre medidas restritivas em Cuiabá e VG

José Lindote, da Vara da Saúde Pública

Foto: TJMT

O juiz José Luiz Leite Lindote, a 1ª Vara da Fazenda Pública de Várzea Grande, especializada da Saúde Pública, determinou a realização de uma audiência para decidir sobre a determinação de medidas restritivas nos municípios em razão do aumento de casos da covid-19 na região. A decisão foi tomada na noite dessa sexta-feira (26), após o Judiciário ser provocado pelo Ministério Público do Estado (MPE).

Conforme a decisão, a audiência será realizada na segunda-feira (1º), às 14h, por videoconferência. Devem estar presentes representantes d
o MPE e das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.

O encontro virtual foi marcado após a 
7ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá acionar o  Poder Judiciário para que medidas mais restritivas sejam implantadas, de forma imediata, considerando que os municípios passaram a ser classificados como de “risco alto” de contaminação para o vírus. A mudança no cenário da pandemia na região foi atestada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), no boletim informativo do dia 25 de fevereiro. 

Leia também - Prefeito estuda novo toque de recolher para conter disseminação da covid
 
O Ministério Público pediu, ainda, que a Justiça determinasse que o governo autorizasse a Polícia Militar e a Polícia Civil a fecharem quaisquer eventos e atividades que pudessem causar aglomeração nessas localidades. 

Após o acionamento da Justiça, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), informou que vai acatar as decisões judiciais que forem tomadas, mas não determinou nenhuma mudança imediata na rotina da população. O gestor adiantou que, contudo, um novo toque de recolher deve ser decretado no município.

Cabe lembrar que a situação da covid-19 na região metropolitana já foi alvo de judicialização no início da pandemia, quando o Ministério Público tentava determinar, judicialmente, que os municípios adotassem todas as medidas restritivas apontadas como necessárias pelo Governo do Estado. Isso incluía, por exemplo, o fechamento de atividades comerciais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet