Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
07:00:54
informe o texto

Notícias / Política

14/05/2021 às 08:29

Dr. João articula retomada de cirurgias eletivas em MT

Deputado deve aproveitar agenda de inaugurações no interior para tratar do assunto com Gilberto Figueiredo

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem local - Camilla Zeni

Dr. João articula retomada de cirurgias eletivas em MT

Foto: ALMT

O deputado estadual Dr. João (MDB) encampa uma articulação junto ao Governo do Estado para o retorno das cirurgias eletivas em Mato Grosso. Em conversa com a imprensa na manhã desta quarta-feira (12), ele contou que deve aproveitar uma série de agendas de inaugurações de hospitais pelo interior do Estado, nos próximos dias, para estreitar a conversa com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A preocupação do parlamentar é com a fila de espera de pacientes que se formou em razão da pandemia, uma vez que os procedimentos eletivos estão suspensos desde março de 2020 no Estado.

Leia também - Vereadora Michelly denuncia médicos fantasmas na Prefeitura de Cuiabá

Dr. João diz ter se reunido com 10 médicos em sua residência para tratar justamente deste assunto. “Pessoas que trabalham lá no Metropolitano e pessoas que trabalham na Santa Casa. E eles mesmos estão assim: ‘precisamos ajudar’. E estão dispostos a ajudar, estávamos discutindo isso aí. Agora, estou preocupado porque é muita gente, vocês não têm ideia. É muita gente que vai ter e vai demorar, sei lá, vai demorar um ano para resolver, se resolver”, estima.

Até março deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) contabilizava 1.877 pessoas na fila de espera por um dos mais de 420 tipos de procedimentos classificados como eletivos, ou seja, que não são urgentes. Sempre que questionada, a pasta informa que vem estudando a maneira mais adequada e segura aos pacientes e profissionais de saúde para retomar os procedimentos e cirurgias eletivas nas unidades hospitalares geridas pelo Governo do Estado. Porém, a pasta depende dos números referentes à pandemia.

Em nota, enviada nesta quarta, a secretaria informa que os procedimentos pelo Estado seguem suspensos, mas "
cada município tem autonomia para retomar as cirurgias eletivas de acordo com a realidade local". 

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet