Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
14:10:15
informe o texto

Notícias / Música

30/04/2021 às 19:42

Cantor do grupo Flor Ribeirinha prepara lançamento de 'O Cuiabaníssimo'

Álbum reúne oito músicas e será lançado durante apresentação no Sesc Arsenal

Túlio Paniago

Cantor do grupo Flor Ribeirinha prepara lançamento de 'O Cuiabaníssimo'

Foto: Divulgação

Levantando a bandeira do orgulho e satisfação de ser cuiabano, Jehf Rosa, cantor e dançarino do Grupo Flor Ribeirinha, lança álbum solo intitulado ‘O Cuiabaníssimo’. O evento, marcado para às 19h do dia 08 de maio, será transmitido, via Facebook e YouTube, pelo Sesc Mato Grosso, afinal o show de lançamento integra a programação do projeto Música em Pauta, do Sesc.

O álbum, composto por oito canções, cria uma amálgama das múltiplas e diversas texturas culturais e populares da região. “Reafirmando o ser cuiabano de ‘tchapa e crux’, venho com músicas regionais que enaltecem a tradição renovadora e transformadora de Mato Grosso, plantando a semente da vida em nossos cotidianos”, adianta Jefh.

O artista explora elementos da cultura tradicional e popular sem deixar de ser inovador. “A cultura, a arte e a música podem resistir e se manterem vivas, porém elas não são estáticas, pelo contrário, se inova e renova respeitando sua originalidade e seu ser genuíno”, reflete.

Jefh Rosa explica que o álbum apresenta um repertório que aborda a vida comum e genuína do mato-grossense contemporâneo, em um mix das influências e referências culturais e históricas dos povos.

A obra também carrega informações a respeito dos costumes, modo de vida e identidade dos mato-grossenses que vivem na baixada cuiabana. “Perpassando pelos estilos musicais mais populares dos bailes e festas cuiabanas, teremos o rasqueado, lambada, e músicas diversas, até aquelas que trazem a influência ameríndia do centro geodésico da América do Sul”.

Participações especiais também enriquecem o trabalho, aliás, são dois grandes nomes da música popular de Mato Grosso, no caso Hamilka Rizo, a voz feminina do Lambadão, e Edmilson Maciel, da antiga Banda Terra.

Com o Flor Ribeirinha, Jehf Rosa, que além de dançarino e cantor também é administrador do grupo, foi premiado no Festival Internacional de Folclore, realizado, em 2017, na Turquia. “Tive honra de ser campeão do mundo cantando e dançando com o grupo Flor Ribeirinha”, lembrou o artista.

O projeto foi selecionado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

Parceria com o Sesc

O Sesc tem sido protagonista no cenário local e nacional por fomentar e abrigar a diversidade cultural do país. O projeto Música em Pauta se constitui em palco da produção musical autoral que não costuma ter espaço nos meios massivos de difusão, apresentando ao público trabalhos diferenciados nos quais possam conhecer ou ampliar sua percepção de novos repertórios.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet